A experiência de realidade virtual Tilt Brush é uma das mais conhecidas e também uma das mais aclamadas. Basta ver este vídeo para perceber porquê. Talvez daqui a muitos anos acabe por ser identificado como o ‘Paint dos dispositivos de realidade virtual’. Até agora a experiência Tilt Brush só estava disponível nos HTC Vive, mas hoje chegou finalmente aos Oculus Rift.

Tilt Brush está disponível por um preço equivalente a 30 euros na Oculus Store.




Pela falta de controladores dedicados no que diz respeito a movimentos mais livres nos Oculus Rift, a Google não desenvolveu o Tilt Brush logo a pensar nos dois principais sistemas de realidade virtual.

Numa entrevista à publicação UploadVR, a gestora de produto de Tilt Brush, Elisabeth Morant, confirmou que a Google só começou a trabalhar na experiência para Oculus Rift quando os Oculus Touch foram anunciados. Em baixo alguns exemplos de trabalhos que já foram concretizados usando a ferramenta.

A equipa de desenvolvimento precisou de adaptar sobretudo a experiência ao formato dos controladores e também às características únicas que pode extrair dos Oculus Touch. Por outro lado, o desenvolvimento também teve de ter em conta que os sensores de posicionamento dos Oculus Rift e dos HTC Vive funcionam de forma bastante diferente.

Na mesma entrevista, Elisabeth Morant parece ter colocado de parte a possibilidade de Tilt Brush chegar aos PlayStation VR, isto porque a equipa de engenharia da Google considera que a tecnologia de posicionamento dos PS VR não está ao mesmo nível da dos Oculus Rift ou HTC Vive.

A Google acabou por não adiantar novos pormenores sobre a funcionalidade multijogador que está a preparar para Tilt Brush.

Sem mais artigos