Esta semana a Uber está a celebrar o seu terceiro ano de atividade em Portugal. Se os dois primeiros anos foram acima de tudo marcados por alguns períodos de turbulência, este último acabou por ser bem mais pacífico em termos mediáticos para a plataforma de transporte em veículo descaracterizado.

Leia também | Os momentos mais marcantes dos dois anos da Uber em Portugal

Pelo menos a nível nacional – a nível internacional foi de longe um dos anos mais conturbados de sempre da tecnológica, situação que levou inclusive à demissão do seu carismático diretor executivo, Travis Kalanick.

O que há para contar nestes três anos de Uber em Portugal? A empresa reuniu alguns dados relativos à sua atividade em território português e decidimos publicar aqueles que representam alguns factos mais curiosos da presença da Uber nas regiões de Lisboa, Porto e Algarve.

Este é o lado da Uber que poucos conhecem e que em dia de aniversário a empresa decidiu revelar.

1. A primeira viagem da Uber em Portugal durou 16 minutos. Foi realizada entre Picoas e os Restaurados, em Lisboa.

2. A aplicação da Uber já teve mais de um milhão de downloads em Portugal

3️. Nos últimos 12 meses mais de 750 mil utilizadores estrangeiros de 81 países abriram a aplicação da Uber para viajar em Portugal.

4. Britânicos, norte-americanos e franceses são as nacionalidades que mais usam a Uber em território português.

5. 10 de junho de 2017 foi o dia em que mais pessoas utilizaram a Uber para viajar em Portugal.

6. A Uber representa uma plataforma de mobilidade para chegar a outras plataformas de mobilidade. Estes são os destinos mais populares por cidade: em Lisboa, o Aeroporto Humberto Delgado e a Estação do Oriente; no Porto, o Aeroporto Sá Carneiro e a Estação da Campanhã; no Algarve, o Aeroporto de Faro.

7. A viagem mais longa realizada com a Uber em Portugal totalizou 1.243 quilómetros. Percurso? Lisboa – Madrid – Lisboa.