GXT 960 Graphin

Rato Trust GXT 960 Graphin – Análise

A marca de periféricos para PC e consolas, Trust, sempre se especializou em equipamentos de baixo custo, mas de confiança e há de um tempo para cá, voltou as suas armas para o gaming continuando também a produzir alguns dos seus produtos a um preço acessível neste mercado, mas com opções que apresentam uma boa relação de qualidade / custo.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Como utilizador e jogador de PC, o rato é um dos periféricos mais importantes e pode ditar a maneira que interagimos com o conteúdo, com os jogos e como os sentimos e este Trust GXT 960 Graphin mostra que não temos de gastar uma quantia exorbitante em artigos de gaming para termos mais uma vantagem a jogar.

.

Estética lindíssima

A primeira coisa que notamos é o seu design em colmeia que para além de se distinguir de tudo o resto que já vimos, ajuda na ergonomia, na maneira que a nossa mão consegue agarrar melhor o rato bem como na redução de peso do equipamento, o que faz uma grande diferença já que este padrão de colmeia é recortado no plástico do Graphin.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A sua estética muito simples, desperta a atenção porque o efeito colmeia, quereferimos anteriormente, é recortado em plástico preto mate, mas tem LED’s por baixo que nos deixa personalizar o aspeto do rato. Podemos configurar a iluminação para nos dar um efeito arco-íris ou manter numa cor só, com um padrão estático ou em onda, no que concerne à cadência. Em personalização, não nos podemos queixar das opções que este GXT 960 Graphin nos dá.

Pequeno, mas robusto

As dimensões do rato é que podiam ser um pouco maiores, isto porque utilizadores com mãos grandes podem sentir alguma dificuldade em chegar a todos os botões do rato de forma confortável. Se este GXT 960 Graphin fosse um pouco maior acaba por facilitar a sua utilização sem dificultar a utilização por parte de pessoas com mãos mais pequenas. No entanto, continua a ser uma excelente aposta para um rato de portátil.

Ainda sobre o design importa dizer que os buracos que acabam por ajudara no peso e nas personalização do rato, acabam por ser um pouco incómodos ao fim de longos períodos, caso estejamos a jogar e a causar mais pressão na superfície do rato.

Temos seis botões numa estrutura normal para um equipamento destes, o que não é nada extraordinário, mas que cumpre com um design robusto e intuitivo. Os botões principais são especialmente satisfatórios de clicar e têm sensação de resistência e a roda de scroll é bastante precisa na sua rotação. Existem também dois botões laterais, que assentam na posição do nosso polegar e podemos configurá-los como atalhos nos nossos jogos preferidos que nos favorece quando jogamos mais agressivamente.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com medidas de altura 40mm, largura 63mm e comprimento de 126mm, o GXT 960 Graphin tem uma forma normal de rato, mas pesa apenas 74 gramas.

O equipamento é extremamente fácil de instalar com um cabo USB-A de 1,80m e sendo plug and play não temos de nos preocupar com bateria ou pilhas e a latência é inexistente. Tem um alcance de DPI de 200 a 1000 e é delicado o suficiente para os jogadores mais exigentes e pode ser ajustado rapidamente num botão que existe por trás da roda de scroll.

Testámos o Graphin com Fortnite e Star Wars Squadrons e tivemos resultados muito interessantes. A rapidez com que os movimentos se proporcionam nestes dois jogos faz com que este rato brilhe dado o seu baixo peso e elevada rapidez nos movimentos. Ajuda bastante que o rato possa ir até aos 1000Hz, ajudando assim significativamente com velocidade e precisão de movimentos.

Caso queiram mais opções de personalização e configuração para o GXT 960 Graphin podem, de forma fácil, descarregar o software para o Graphin no site da Trust e perceber tudo o que podem fazer com este rato.

patreon

Considerações finais

O Trust GXT 960 Graphin, é bastante sensível e responsivo e com um design que chama a atenção a qualquer utilizador pela sua capacidade personalização estética. De preço bastante razoável para uma linha gaming, ronda os 40 euros, tem todos os atributos que um jogador precisa sem gastar muito dinheiro.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Leve e preciso, pode ser desconfortável após muitas horas de uso e quem tiver mãos um pouco grandes, sente dificuldades em chegar a todos os botões. Sentimos que é perfeito para um PC portátil e que pode ser levado para todo o lado.

Uma boa aposta da Trust num mercado em crescimento.


+ Design em colmeia muito apelativo
+ Rápido, leve e preciso
+ Software simples de usar
+ Preço convidativo

– Pequenos para algumas mãos
– Alguns jogadores gostam de ratos mais pesados e confortáveis para usos prolongados, tenham isso em atenção

N.R.: O Trust GXT 960 Graphin usado para a análise foi gentilmente cedido pela Trust Portugal