Trust GXT Vero

Análise Trust GXT Vero

Ainda recentemente abordamos a temática da importância que o áudio tem, com análise ao Trust GTX 259 Rudox, seja para os criadores de conteúdos ou para tarefas mais mundanas, como chamadas de trabalho ou família. Contudo, mesmo sendo o áudio a componente mais importante numa interação digital, isso não significa que a imagem deva ser descorada. Nos dias de hoje, a maioria dos computadores tem uma webcam integrada que, para os seus fabricantes, não representa um ponto de atenção, limitando-se a colocar um sensor com uma qualidade que deixa muito a desejar. Isso leva a que muitos adquiram uma webcam exterior a fim de terem uma melhor qualidade nas suas chamadas ou até mesmo streams. Outro motivo para a aquisição de uma webcam poderá também ser o simples facto de que o equipamento não tenha vindo com nenhuma câmara.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Seja qual seja o motivo, a aquisição de uma webcam é algo merecedor da nossa atenção, sendo um daqueles periféricos que dão sempre jeito quando não os temos por perto. Contudo, uma parte significativa dos utilizadores não estão interessados em equipamentos topo de gama, querendo algo que faça a tarefa que eles pretendam, de uma forma simples e sem complicações e cujo preço esteja alinhado com o seu orçamento. A pensar exatamente nos utilizadores que querem simplicidade, mas sem abdicar de qualidade, a Trust decidiu criar a GXT Vero, uma webcam que permite oferecer uma boa qualidade, com um preço apelativo e uma simplicidade de utilização para qualquer utilizador. Será que a Vero conseguiu cumprir o pretendido ou perdeu o foco do seu objetivo?

TrustVero 06

Características Trust Vero GXT

Trust

Trust GXT 232 Carus

Resolução de vídeo - 1920 X 1080 

  • Framerate - 30 fps
  • Angulo de visão - 55º
  • Resolução do sensor - 3840 x 2160
  • Microfone incorporado - Sim
  • Plug & Play - Sim
  • Tipo de ligação - USB 2.0
  • Comprimento do cabo - 150 cm

P.V.P.: € 59,90

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A webcam GXT Vero foi feita a pensar no criadores de conteúdos que pretendem elevar a sua qualidade para o nível seguinte. Contudo, dada a sua simplicidade de utilização e ao preço apelativo é também uma opção excelente para quem procura uma forma de melhorar as suas vídeo-chamadas.

A Vero oferece uma imagem nítida, com uma resolução Full HD (1920×1080) a 30 fps. Graças ao facto de ter um microfone integrado, torna-se ideal para todo o tipo de interação online. Além disso, o seu controlo automático de brancos permite que esta ajuste automaticamente a imagem do vídeo em qualquer tipo de condição de luz.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Conta também com a tecnologia Plug-and-Play, tornando a sua utilização extremamente simples e intuitiva, independentemente do conhecimento técnico do utilizador. Basta ligar o seu cabo USB e é automaticamente reconhecida pelo computador sem necessidade de qualquer software adicional.

O design inteligente do seu suporte dá-lhe uma versatilidade extra, permitindo não só que se segure facilmente em praticamente qualquer tipo de monitor, mas também que possa ser colocada numa superfície plana.

Opinião

A Trust GXT Vero é um produto que não pretende revolucionar o mercado. Não oferece nenhuma tecnologia revolucionária, não oferece luzes RGB, nem o topo do topo no que diz respeito a webcams. E é exactamente essa falta de revolução que torna a Vero tão apelativa.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se fosse necessário atribuir uma única palavra a este produto, esta seria simplicidade. O ponto de foco da Trust foi garantir que era oferecido um excelente produto, com óptimas características e um óptimo preço que simplesmente funcionasse.

As características de captura de vídeo da Vero (1920×[email protected]30fps) poderão estar abaixo dos 4K a 60fps que vários produtos de vídeo oferecem. No entanto, é necessário ter em mente que durante um stream ou chamada, essas resoluções não são geralmente utilizadas por limitações da ligação. Assim, optando por um sensor com uma menor resolução, a Trust conseguiu optar por um sensor com uma qualidade superior, permitindo que o preço continuasse convidativo para os utilizadores.

Pensando também nos utilizadores que preferem ter um equipamento que faça o máximo possível, a Vero conta com um microfone integrado que, tal como a câmara, é automaticamente detetado pelo computador no momento que é ligado. Apesar da qualidade não se aproximar à que é possível obter com um bom microfone dedicado, tem uma performance bastante satisfatória. Além disso, é uma melhoria considerável comparativamente a uma grande parte de microfones integrados presentes em muitos portáteis.

O suporte da câmara tem um design, aliado ao seu peso, permite que esta se segure facilmente na maioria dos monitores sejam eles dedicados ou de portátil. No entanto, o suporte também permite que esta seja colocada em cima de uma mesa ou em qualquer outra superfície plana. Para os poucos que ainda possam usar monitores CRT, terão de ter em atenção a curvatura do mesmo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Devido à filosofia da concepção deste produto, não existem grandes pontos negativos que se possa indicar. A câmara poderia ter características superiores em todos os aspectos, assim como outras funções que a diferenciasse dos restantes concorrentes. Contudo, tal alteração iria certamente afectar o seu preço e, no caso de funções extra, iria obrigar a que o utilizador instalasse software extra para tirar todo o seu partido. Mas como indicado, a Vero pretende ser uma câmara que oferece a melhor qualidade do necessário e que simplesmente funcione sem complicações.

Patreon

Considerações finais

A Trust GXT Vero tem óptimas características para a gama onde está incluída. Qualquer utilizador, independentemente do seu conhecimento técnico, irá ter a mesma experiência para a configurar. Ligando o cabo, numa questão de segundos, a mesma será reconhecida e estará pronta a ser utilizada. Isso torna-a ideal para quem não quer gastar tempo com complexas configurações e interligação de softwares.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O microfone tem um desempenho boa, sendo mais que suficiente para a maioria dos utilizadores que a queiram usar para vídeo-chamadas pessoais ou profissionais. No entanto, apesar de também oferecer qualidade suficiente para criadores de conteúdos, é sempre recomendado que invistam num microfone dedicado.

N.R.: A análise à Trust GXT Vero foi realizada com acesso a uma unidade do periférico, gentilmente cedido pela Trust Portugal.