Com o sucesso de Pokémon GO muitos Game Boy terão saído das gavetas para que os seus donos pudessem recuperar os jogos de Pokémon que fizeram nascer os treinadores que são hoje. Mas o investigador francês Gautier Hattenberger decidiu usar o seu ‘velhinho’ Game Boy para algo totalmente diferente: controlar um drone.

Há algum tempo encontrei o meu velho Game Boy em casa dos meus pais. Por isso a primeira coisa que me veio à cabeça foi: posso pilotar um drone com isto? (Isso e onde estaria o meu cartucho de Mario Bros.)

A resposta à questão veio no formato de um vídeo: sim, é possível pilotar um drone com uma consola da década de 1990.

Visto parece fácil, explicado pode envolver um pouco de trabalho para os que pretendem replicar o projeto ou fazer algo semelhante. O primeiro desafio foi converter o cabo de ligação do Game Boy, o gamelink, numa fonte de informação que pudesse ser exportada para a norma USB.

Para isso foi necessário ligar o cabo da consola portátil a uma placa Arduino e a um pequeno módulo eletrónico conhecido como FTDI. A partir deste momento o Game Boy já comunica com o computador e depois é necessário arranjar um software que faça a comunicação Wi-Fi entre o PC e o drone – neste caso o equipamento é um ARDrone2 da Parrot com uma unidade GPS extra.




Como conta o Gizmodo, Gautier Hattenberger disponibilizou o código do seu projeto no GitHub para que outros investigadores possam conhecer melhor a programação que está por trás deste projeto.

Nem tudo é perfeito na demonstração de Gautier Hattenberger pois é notória a existência de um atraso entre o ação no Game Boy e a resposta do drone. Mas o objetivo primário além de ter sido concretizado, abre perspetivas para outros projetos semelhantes.

Quem já pilotou um drone sabe que há uma curva de aprendizagem acentuada relativamente aos controladores e usar sistemas de controlo conhecidos dos utilizadores – seja um Game Boy, seja o comando de uma qualquer consola – pode ajudar o utilizador a ultrapassar a primeira barreira de desconhecimento.

Sem mais artigos