Aquele que é um dos leitores multimédia mais populares do mundo vai render-se ao segmento dos conteúdos imersivos. A mais recente versão de testes do VLC já suporta vídeos e fotografias em 360º, sendo esperado que antes do final do mês estas funcionalidades estejam disponíveis para todos os utilizadores.

Bastará executar o programa e abrir os ficheiros multimédia como faz com os restantes formatos. A VLC trabalhou com a empresa Giroptic para trazer o suporte de conteúdos imersivos até ao leitor multimédia, explica o Engadget.




Além da versão para computadores, a VLC pretende tornar a reprodução de conteúdos em 360º uma característica transversal dos seus principais produtos. Numa fase posterior as aplicações móveis também vão suportar vídeos e fotografias panorâmicos, estando ainda prevista a chegada de uma aplicação dedicada para os Oculus Rift,HTC Vive e OSVR no próximo ano.

Há ainda planos para trazer conteúdos imersivos até à Xbox One através do VLC.

Por fim a VCL anunciou que o leitor também vai suportar áudio 3D e que o software será compatível com auscultadores que tenham sensores de movimento.

Os interessados já podem descarregar a versão de pré-visualização para Windows e macOS.