LExYRw4J5G0

Cada um terá as suas razões para o fazer, mas por vezes seria tão mais simples se fosse possível controlar o smartphone através do computador. Existem várias ferramentas que permitem esta interatividade, mas talvez poucas o façam como o Vysor.

O processo de configuração é extremamente simples e deverá demorar menos de três minutos a ser completo. Pode usar o nosso vídeo em cima como guia rápido ou então ler os passos a seguir.



1. Ter o Google Chrome instalado no computador e ter um smartphone Android;
2. Descarregar a extensão Vysor. Pode fazê-lo neste link;
3. Ligar o smartphone ao computador através de um cabo USB;
4. Ativar a depuração USB no dispositivo Android.

4.1. Caso ainda não tenha esta opção disponível deverá ir às Definições do smartphone e selecionar o separador Sobre o telefone; aí deverá procurar o separador Informações de Software ou o Número do build; assim que encontrar o número do build carregue várias vezes seguidas nessa opção para ativar o modo de programador;
4.2. Depois dentro do modo programador, que vai surgir nas Definições gerais do smartphone, basta escolher a opção de Depuração de USB;
4.3. Para que todo o método funcione o smartphone deve estar ligado ao computador via PTP [Enviar imagem]

5. Executar a aplicação Vysor e selecionar a opção Find Devices;
6. Selecionar o seu smartphone;
7. Gerir o Android a partir do computador;

A versão gratuita da extensão que está disponível para o Google Chrome tem limitações, por exemplo, ao nível da velocidade de comunicação entre os dois equipamentos. Se quiser ter acesso a todas as funcionalidades terá de pagar pelo Vysor Pro.

Mas a versão gratuita permite fazer o básico e cumpre bem o seu propósito. O ecrã do smartphone Android que aparece no ecrã do computador suporta os movimentos do rato e também o teclado. Pode, por exemplo, enviar SMS sem ter de pegar no telemóvel. Pode fazer tweets, aceder às suas fotos… pode fazer quase tudo o que faria caso tivesse o smartphone na mão.

Esta ferramenta pode ser especialmente útil para todos os que por motivo de trabalho ou lazer passam uma boa parte do dia em frente ao computador. Desta forma não precisa de dispensar atenção extra para um segundo ecrã pois consegue fazer a gestão dos dois equipamentos num único local.

A compatibilidade não é no entanto total. Durante o nosso período de testes reparámos que a funcionalidade Destaques do Twitter, por exemplo, não replica no ecrã do computador, apenas surge no ecrã do smartphone. Foi caso único nos nossos testes, mas é indicador de que podem existir algumas falhas de compatibilidade com funcionalidades de outras apps.