Recentemente, Satya Nadella, CEO da Microsoft, revelou ao público os planos da marca para se tornar o “Netflix dos jogos”. Ambições à parte, o “Project xCloud”, como é conhecido oficialmente, será a iniciativa que permitirá que cada um de nós possa jogar todos os jogos, dos retro aos AAA, em alta qualidade e em qualquer dispositivo, seja ele PC, tablet ou consola.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para tal, não será necessário investirmos em hardware, pois os dispositivos servirão unicamente para fazer streaming da cloud. Esta iniciativa não é novidade e existem já alguns serviços semelhantes, como o PlayStation Now que irá, em breve, ver a luz do dia em Portugal mas a Microsoft quer levar este conceito mais longe ao introduzir, nesta equação, o elemento multidispositivo. Mas enquanto o “Project xCloud” não chega, a Microsoft conta já com dois serviços de subscrição: o Live Gold, que permite aos subscritores jogarem on-line na Xbox, e, desde 2017, o Xbox Game Pass – o início da “Netflix dos jogos”.

Mais de 100 títulos disponíveis

O Xbox Game Pass foi introduzido no mercado em três fases: começou por estar disponível apenas a alguns membros da comunidade para ser testado, depois foi implementado para os subscritores do Xbox Live Gold e, por fim, desde meados de 2017, foi então disponibilizado a todos os jogadores Xbox.

Para quem não conhece o serviço, trata-se de uma subscrição mensal com um custo de 9,99€ e que nos dá acesso a uma biblioteca bem recheada de jogos Xbox One, Xbox Live Arcade e Xbox 360, e da qual podemos fazer o download integral dos títulos que quisermos e quando quisermos. À data são mais de 100 os títulos disponíveis, desde RPGs a indies e jogos de ação, como Halo ou Gears of War 4, dois dos melhores IPs alguma vez disponibilizados pela Microsoft.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A Microsoft demonstra estar a apostar bastante nos títulos do Game Pass, pois a juntar a títulos mais antigos, temos também novidades como Forza Horizon 4, State of Decay 2 e Sea of Thieves, que ficaram acessíveis na biblioteca Xbox Game Pass na data do seu lançamento, gerando bastante interesse em torno deste serviço. E esta tendência não ficará por aqui – Crackdown 3 é outro dos jogos que será disponibilizado no Xbox Game Pass na data do seu lançamento (15 de fevereiro).

Todos os meses jogos novos são adicionados à biblioteca e saem alguns antigos, para manter o catálogo sempre fresco.

Descontos e outros benefícios

Para além de podermos fazer o download dos jogos enquanto formos subscritores do Xbox Game Pass, a Microsoft permite também, a quem quiser cancelar o serviço, comprar os jogos com 20% de desconto antes do cancelamento. Além dos jogos, os conteúdos adicionais, como DLCs e expansões, também poderão ser adquiridos com 10% de desconto para os subscritores do serviço.

Todos os títulos do Game Pass que façam parte do programa Xbox Play Anywhere, poderão ser descarregados para um PC com Windows 10, onde o progresso de jogo será automaticamente sincronizado com o da consola. Neste momento, títulos como Forza Horizon 4 e ReCore, já podem ser descarregados e jogados num PC.

Mas será este serviço para todos?

Com uma biblioteca de jogos tão extensa, é difícil focarmo-nos apenas num jogo e, por experiência própria, começamos a jogar muitos mas não conseguimos avançar em nenhum.

No entanto, se tiverem muito tempo disponível para jogar e não se importarem de não ter jogos em formato físico irão, sem dúvida, usufruir bastante do Xbox Game Pass. Este serviço é também muito vantajoso para quem não teve oportunidade de acompanhar o catálogo de exclusivos da Xbox nos últimos anos e pode agora descarregar e jogar vários títulos por um preço mensal simpático.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se não tiverem a certeza de que esta subscrição é para vocês, podem sempre experimentar o serviço sem qualquer custo ou compromisso durante 14 dias, sendo que o primeiro mês custa apenas 1€. E se não ficarem satisfeitos, poderão cancelar a subscrição em qualquer altura, antes da data de renovação.

Mais informações sobre o Xbox Game Pass podem ser encontradas aqui.

N.R.:  Esta análise foi feita com um código Xbox Game Pass mensal cedido pela Xbox Portugal.

Sem mais artigos