Xbox One X chega a Portugal no dia 7 de novembro e vai custar 499 euros

“Este foi o sistema que vocês pediram para construirmos. Agora vamos ver o que este monstro consegue fazer”. Foi o próprio diretor de engenharia da divisão Xbox, Kareem Choudhry, quem denominou a nova consola daquela forma. E não foi a única vez durante o evento.

Que a nova Xbox é um ‘monstro’ em termos de especificações já sabíamos – faltava era saber era os detalhes finais como o nome, a data de lançamento, o seu preço e o seu aspeto. Hoje durante a conferência na E3 a Microsoft revelou estas informações.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A Xbox One X vai ficar disponível no dia 7 de novembro, também em Portugal, e vai custar 499,99 euros, confirmou mais tarde a Microsoft no seu site oficial.

Em termos de aspeto a Xbox One X é muito semelhante à Xbox One S, um trabalho já ele muito interessante do ponto de vista do design. A grande diferença está talvez no facto de a nova consola estar disponível em cinzento escuro, enquanto a Xbox One S apostava no branco.

Apesar de ser a consola doméstica de videojogos mais poderosa de sempre, isso não impediu a Microsoft de criar aquela que é a sua Xbox mais pequena de sempre – quer isto dizer que é inclusive mais pequena do que a Xbox One S, que por sua vez já era bastante compacta.

Destaque também para o facto de o comando principal da nova consola ser semelhante ao comando das gerações anteriores, o que mostra claramente a aposta da Microsoft acima de tudo no desempenho e não em reformular por completo o seu ecossistema de videojogos.

Leia também | Com o Project Scorpio a Microsoft cria um híbrido entre smartphones e computadores

O diretor da divisão Xbox, Phil Spencer, confirmou que todos os jogos e acessórios da Xbox One vão ser compatíveis com a Xbox One X. Os jogos disponíveis para a linha de consolas Xbox One vão no entanto ter melhor desempenho no novo sistema de jogo, como ao nível dos tempos de carregamento por exemplo.

Phil Spencer confirmou que mais de 30 jogos disponíveis para a família de consolas Xbox One vão receber uma atualização gratuita que vai trazer melhorias aos respetivos títulos, com o objetivo de fazê-los aproveitar as capacidades 4K da Xbox One X.

Durante a apresentação na E3 foram revelados vários jogos que tiram partido do poder extra da Xbox One X, caso de Forza Motorsport 7 que vai executar em Ultra HD e a 60 frames por segundo.

Forza Motorsport foi apenas um dos 22 títulos exclusivos que a Microsoft mostrou em palco e que vão chegar à Xbox One X ao longo do próximo ano. No total a Microsoft apresentou um alinhamento de 42 títulos para os próximos 12 meses.

Além de um grande número de títulos, notou-se um cuidado extra por parte da Microsoft ao nível da diversidade. A tecnológica norte-americana revelou jogos com diferentes estilos artísticos e diferentes estilos de jogabilidade, com o objetivo de tentar chegar à maior audiência possível. Foi inclusive visível a apresentação de uma mão cheia de jogos que terá certamente o Japão como destino alvo, mercado que por norma é muito fraco para a Xbox.

Para fechar o evento com chave de ouro, Phil Spencer anunciou ainda que no final de 2017 alguns jogos da Xbox original vão ser lançados em modelo de retrocompatibilidade para as novas Xbox One. A retrocompatibilidade tem sido um sucesso, revelou o executivo, com a existência de 385 títulos retrocompatíveis e com metade dos jogadores das Xbox One a terem experimentado pelo menos um destes títulos nos seus sistemas de jogo.

N.R. [00:25 de 12/06/2017]: Notícia atualizada com a data de lançamento e preço para Portugal