Já lá vão seis anos desde que o YouTube começou a suportar vídeos em Ultra HD e hoje escreve-se um novo capítulo nesta história: a maior plataforma de vídeos do mundo também vai suportar transmissões em direto e em 4K.

Esta adição tanto é válida para os vídeos ditos tradicionais, como para os vídeos gravados em 360º. O gestor de produto do YouTube, Kurt Wilms, considera que assistir a vídeos imersos com tamanha resolução tem uma maior capacidade de ‘transporte’ dos utilizadores.




Para fazer prova da tecnologia, amanhã, 1 de dezembro, a Google vai transmitir o evento Game Awards na íntegra em 4K, algo que os interessados poderão ver neste link a partir das 23 horas de Portugal Continental.

Relativamente aos conteúdos em 360º há a destacar o facto de o YouTube suportar transmissões até 60 frames por segundo, o que ajuda a manter a fluidez dos conteúdos e tem um menor impacto na experiência de utilização em dispositivos de realidade virtual.

Recorda-se que recentemente o FUTURE BEHIND deu a conhecer a plataforma portuguesa Next360 que também permite a transmissão de vídeo em direto, com uma resolução que também pode ir ao Ultra HD e em 360º, mas que tem como elemento diferenciador o facto de permitir uma monetização mais personalizada das transmissões.

“Acredito que daqui a três anos vamos ter mais livestreams do que realmente bilhetes físicos. Acredito que vamos ter mais eventos virtuais do que eventos físicos. Com a Next360, qualquer músico, por exemplo, vai poder na sua casa fazer um espetáculo. Basta ter uma câmara e dizer que no dia X vai tocar”, disse o diretor executivo da Next360, Afonso Barbosa, no início de novembro.