ADE4E8C2 F543 4133 88BD 73FC09D10C3E

Análise Kirby Fighters 2

Kirby está de volta e com ele trouxe… mais Kirby’s? Nunca pensamos ver um jogo do estilo Super Smash Bros. onde 95% das personagens fossem apenas o Kirby com chapéus diferentes, mas aqui estamos nós, e o quão divertido é. Usando como base o Kirby Fighters Deluxe, feito para a 3DS em 2014, Kirby Fighters 2 dá-nos 20 estádios diferentes e 22 personagens jogáveis, das quais 17 são Kirby’s com chapéus, armas, e ataques completamente diferentes baseados nas habilidade de outros jogos de copiar inimigos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No entanto, começamos apenas com 4 personagens e 3 estádios.

Kirby vs. Kirby vs. Kirby vs. Kirby

Com tantos Kirby’s por escolher, fica a questão: o quão distintos podem eles uns dos outros? A verdade é que cada Kirby tem combos completamente diferentes com cada “cópia”. Dentro de todos os tipos de Kirby que já conhecemos (Sword, Yo-yo, Staff, etc) existe um novo chamado Wrestler, com vários ataques à base de agarrar o oponente e atirá-lo ao chão de várias maneiras diferentes.

Kirby Fighters 2 pode parecer um jogo mais leve, mas tem combos que fazem lembrar jogos de luta mais conhecidos. Claro que nada tão complexo quanto isso, mas se estão à espera de jogar este jogo como se joga Smash Bros, vão ter de se adaptar. Existe apenas um botão de ataque, outro para saltar, um botão para agarrar (comer) o adversário, e os botões L e R para nos desviarmos e protegermos. Dependendo da direção para onde apontamos, vão fazer ataques diferentes, e depois ainda existem ataques mais elaborados onde temos que clicar em várias direções rapidamente antes de premir o botão de ataque. Nada de outro mundo, até porque o menu de pausa rapidamente o explica.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Existe ainda uma nova mecânica que  diferencia Kirby Fighters 2 de SSBU. Ao morrer tornamo-nos num Kirby fantasma que pode voar pelo estádio enquanto ainda houver mais que 1 lutador de pé, e se conseguirmos atacar alguém enquanto fantasma, voltamos ao ringue!

Com vários modos disponíveis, a diversão é garantida sozinho e acompanhado. No Battle Mode podemos jogar com até 4 jogadores localmente, tanto em equipa ou todos contra todos. O modo online permite-nos jogar com amigos ou estranhos, mas, infelizmente, se quiserem fazer uma equipa local com um amigo contra alguém online, não é possível. No Single-handed mode jogamos sozinhos contra o tempo a derrotar inimigos o mais depressa que conseguir-mos, com um boss no final. No Story mode podemos aventurar-nos sozinhos ou com 2 jogadores.

Não tem elevador?

No modo história, com co-op disponível, vamos ter que subir 50 pisos numa torre a tentar encontrar King Dedede e Meta Knight, enfrentando em cada andar outras personagens e bosses ocasionalmente. No primeiro capítulo subimos 5 pisos, no segundo capítulo voltamos ao 0 e subimos outros 10, depois voltamos ao início, e por aí fora repetindo sempre este padrão. Apesar de começarmos de novo, os encontros são cada vez mais desafiantes e, claro, diferentes. Sempre que passamos um nível, é nos dado a escolher 1 de 3 itens que ajudam no combate. Uns para aumentar a nossa vida máxima, aumentar o ataque, ou até aumentar o efeito que objetos de batalha têm.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A história em si não é nada de surpreendente, o objetivo é apenas ir atrás dos vilões e não passa disso, não tendo também muito diálogo. Mas não se deixem enganar com este jogo, pois a dificuldade aumenta bastante. A última vez que entrarmos na torre, temos que passar os 50 níveis sem um único game over para obter o verdadeiro final do jogo.

Level Up

Então, se começamos apenas com 4 personagens e 3 estádios diferentes, como desbloqueamos o conteúdo todo? A cada batalha que fazemos, em qualquer modo de jogo, é-nos dada uma pontuação que serve de experiência para subir de Rank. A cada nível ganhamos uma personagem nova, um estádio, um chapéu decorativo para certas personagens, ou itens novos para usar no modo história. Isto prolonga a sua longevidade, ao contrário de alguns jogos do mesmo género que acabam por ter logo todas as personagens desbloqueadas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Os estádios em si são todos únicos, com obstáculos diferentes a interferir conosco, como ventoinhas a empurrar-nos de um lado para o outro do estádio, um comboio que tenta atropelar os pequenos e inocentes Kirbys, mãos com molas que nos empurram para fora do campo de batalha, e muito mais. Selecionar um estádio aleatório garante batalhas entusiasmantes com amigos.Considerações Finais

Kirby Fighters 2 é um jogo de 20€, por isso não o podemos comparar a outros títulos do mesmo universo, mas de valor mais alto. Pelo preço oferece imenso conteúdo e diversão para toda a família e, além disso, tanto é fácil de pegar e jogar um pouquinho, como também podemos investir muito tempo nele. Pode ser confuso por vezes identificar o nosso Kirby, porque afinal de contas todas as personagens são esferas coloridas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com uma boa resolução, texturas limpas e 60 frames por segundo estáveis, é definitivamente visualmente apelativo. Se são fãs de Super Smash Bros. Ultimate e de Kirby, este jogo é perfeito para vocês!

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Diversão para todos

+ Combate mais complexo do que se está à espera

+ Todos os estádios são únicos

+ Preço acessível 

– História quase inexistente 

– Repetitivo

– É confuso perceber quem somos no meio de tantas esferas

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Kirby Fighters foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela Nintendo Portugal