Overcooked banner1 2048x614 1

Análise Overcooked! All You Can Eat

Existem jogos que são bons para festas, aqueles que transformam qualquer tarde monótona numa verdadeira animação, onde fica difícil não rir e saltar do sofá de vez em quando. Depois, existem aqueles jogos que são tudo isto, mas, em simultâneo, são ferramentas fantásticas para destruir relações entre as pessoas mais chegadas, sejam eles amigos, familiares ou até com a cara-metade. Overcooked, também na sua vertente All You Can Eat, é um excelente exemplo disso mesmo… vai ser tão fácil soltar gargalhadas quanto querer bater a quem joga connosco.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Overcooked! chegou, pelas mãos da Team17, em 2016 e depressa levou muitos jogadores a apaixonarem-se pela arte da culinária. Mais tarde, já com a possibilidade de jogar em co-op online, chegou Overcooked! 2 com novos chefs, novas cozinhas e claro novas oportunidades para andar à batatada no sofá. Agora, com a nova geração de consolas, chegou também Overcooked! All You Can Eat. Que para além de trazer melhorias aos jogos da franquia apresenta-se também com novos chefs, níveis e ainda opções de acessibilidade.

Overcooked! All You Can Eat é exatamente o que o nome indica. Uma espécie de buffet com bar aberto onde podem ter tudo o que quiserem, ao serem fãs de Overcooked! ou de Overcooked! 2 é impossível dizer que não a este All You Can Eat.

A grande diferença está na acessibilidade

Não é um Crash Bandicoot, ou tampouco um Souls… também não é um Cuphead. No entanto, Overcooked! e Overcooked! 2 não são jogos fáceis, a arte da culinária é complicada e muitas mãos suaram e vão continuar a suar enquanto se cortam alfaces, se prepara sushi ou se deixam queimar panelas enquanto a nossa cozinha, e criações dignas de uma estrela Michelin, é destruída.

Obviamente que nem todas as pessoas conseguem jogar da mesma forma, e sabendo disso a Team17 apresentou neste Overcooked! All You Can Eat várias possibilidades de personalização que permitem deixar o jogo mais acessível a todo o tipo de jogadores. Como em qualquer jogo de cozinha existe um tempo limite para completar determinado prato antes que a pessoa, ou criatura, do outro lado do balcão se farte e faça com que aquele prato deixe de ser necessário. Agora, na versão melhorada da franquia Overcooked!, podemos aumentar o tempo que o esfomeado do outro lado consegue aguentar sem ser servido fazendo com que o stress na cozinha diminua em muito. Para além disto, e de conseguirmos agora passar alguns níveis mais difíceis, podemos ainda aumentar a duração de cada ronda, sendo assim mais fácil conseguir as gorjetas necessárias para conquistar as três estrelas e assim continuar a desbravar caminho até ao fim da história de cada um dos jogos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas, as principais alterações nem fazem parte deste grupo de assistências. A Team17 adicionou também a possibilidade de aumentar a interface de utilização do jogo, texto para facilitar a leitura de pessoas com dislexia e ainda opções para facilitar a jogabilidade a pessoas que sofram de daltonismo.

Bagel Everpeckish 02

Overcooked! no motor de Overcooked! 2 a 60fps

Quando num segundo podemos mudar de uma fantástica lasanha de espinafres para algo queimado todos os segundos contam. Se todos os segundos contam, todos os frames por segundo também contam. Na nova geração de consolas conseguimos jogar ambos os Overcooked! a 60fps e a verdade é que ambos os jogos conseguem estar bastante fluidos e, durante o tempo de deste, não nos apresentaram qualquer tipo de quebra na frame rate… por isso, caso não tenhamos conseguido fazer a tal lasanha a culpa é toda nossa e das nossas técnicas de culinária.

No entanto, dentro de todas as atualizações que recebeu, o melhor que Overcooked! All You Can Eat dá a quem já jogou o título original é a possibilidade de o jogar novamente, mas agora com o motor gráfico de Overcooked! 2. O primeiro jogo da série ganha assim uma nova cara, uma nova vida até, ficando mais animado, mais interativo e muito mais agradável ao olhar. Tudo isto faz com que, embora os níveis já sejam conhecidos, entrada da franquia na nova geração de consolas seja refrescante e possa ser olhada quase como uma nova experiência.

Considerações Finais

Se já entraram na nova geração de consolas e nunca jogaram Overcooked! ou Overcooked! 2 este Overcooked! All You Can Eat é uma excelente forma de perceberem o que é que perderam até aqui. Se já entraram na nova geração de consolas e até já jogaram Overcooked! ou Overcooked! 2, embora a compra não seja tão “urgente”, acreditem que vão querer voltar a jogar na nova geração. Para além de todas as opções de acessibilidade que tornam o jogo tão mais amigo dos pequenos, por exemplo, temos ainda a vantagem do online cross platform, agora também no primeiro jogo da franquia.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Overcooked! All You Can Eat é um excelente party game para que as noites em família, ou com amigos (sim sim, online), se transformem numa mistura de gritos histéricos, risos e, claro, pessoas amuadas.

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Mais Overcooked! 

+ Adicionada a possibilidade de jogar o primeiro jogo online

+ Opção de acessibilidade e assistência

+ Execelente desempenho 

– Esperavamos melhor uso do DualSense na PlayStation 5

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a Overcooked! All You Can Eat foi realizada numa PlayStation 5 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela Team17