ride 4 cover

Análise RIDE 4

Artigo por: Marco Paulo Fernandes

Como o nome indica RIDE 4 é a quarta versão deste simulador da Milestone criadores de êxitos como Monster Energy Supercross e MotoGP 20. O título, busca oferecer uma experiência de jogo única, com um modo de carreira totalmente renovado. Os jogadores enfrentarão desafios em todo o mundo, competindo nos melhores campeonatos com as Sportbikes as mais poderosas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

RIDE 4 apresenta também um novo modo de jogo –  Endurance. Certamente o desafio mais difícil que apenas os melhores pilotos virtuais podem enfrentar. A jogabilidade e a qualidade gráfica foram ambos melhorados, apresentando-se mais agradável ao olhar e com uma experiência mais realista. Mas será que tem o que é preciso para competir com os restantes títulos da simulação em duas rodas?

Ao iniciar o jogo, entramos automaticamente na criação do piloto. Podemos selecionar o número, nacionalidade, sexo e forma de condução, entre outras opções que ajudam a que o piloto seja quase uma representação nossa, ou vá, daquilo que gostávamos de ser enquanto pilotos de top mundial. Depois deste pequeno momento de personalização passamos ao teste para entrar nas ligas, caso já tenham jogado a franquia isto não será problema, caso seja a vossa primeira experiencia, RIDE 4 tem algumas ajudas para que consigam atingir o vosso objetivo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para completar o terão que dar uma volta contra o relógio, isto sem sair da pista… caso o façam o tempo de volta é invalidade e terão que voltar a começar. São voltas e voltas até conseguir atingir o tempo mínimo estabelecido para passar o teste.

Single e multiplayer para todos os gostos

Sem dúvida que o modo de jogo mais emocionante do RIDE 4 é o modo de carreira. Aqui conseguimos encontrar várias categorias de campeonatos, mas todos têm como objetivo maior chegar ao grande World Champioship. Para conseguir atingir tal meta temos para usar 175 motas licenciadas, mais algumas no DLC. Vamos conseguir adquirir todas estas motas ao conseguir acumular créditos in-game ao completar objetivos ou ganhar provas o que acaba por dar um sentido de progressão e ajuda a manter o interesse no jogo, principalmente se forem daqueles jogadores que no fim gostam de olhar para a vossa garagem virtual e ver que têm toda a coleção! Ao nível de pistas, RIDE 4 também não está mal servido, são 30 de origem, mais 4 presentes no DLC.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em RIDE 4, para além de toda a personalização que podemos fazer ao nosso piloto, também as motas podem ser equipdas e melhoradas para assim terem melhor desempenho e ajudar-nos a chegar mais longe, mas não pensem que há atalhos, querem melhorar a mota têm que trabalhar para isso. No jogo um dos elementos-chave que traz mais realismo ao título é o clima dinâmico e as mudanças da noite para o dia, tudo isto ajudam a que a nossa experiência de condução se torne mais complicada, mas também mais realista… ajudando a criar no comando da consola quase que uma extensão que nos liga à mota e nos leva para a adrenalina da condução a alta velocidade.

Como todos os jogos, ou quase todos, desportivos temos um modo online onde podemos criar as nossas próprias competições ou entrar noutras já criadas. Este tipo de modos para além de serem cada  vez mais importantes devido ao mundo dos Esports acabam por trazer também a vertente de “party game” aos jogos desportivos… podemos estar numa ponta do mundo a jogar com um amigo que está do outro lado, e isto é cada vez mais importante, jogos que nos trazem conexões.

Considerações finais

RIDE 4 apresenta-se com uma boa jogabilidade e gráficos bem conseguidos apresentado assim um bom nível de realismo. No entanto, a curva de aprendizagem pode ser bastante longa para quem não está habituado a este tipo de jogos já que conduzir uma mota nunca foi fácil, nem mesmo virtual.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

No entanto, a hipótese de progredir começando nas categorias inferiores até chegarmos ao topo acaba por dar a RIDE 4 um desafio bem interessante neste que, no final de contas, é um jogo para um nicho muito particular de jogadores.

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ Capacidade de personalização de motas e pilotos

+ Realismo de condução e de motas

+ Percurso possível de ser feito no modo carreira

– Curva de aprendizagem para novatos

– Quedas dos pilotos pouco realistas ao nível de física.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise RIDE 4 foi realizada numa Xbox One X com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada por Teresa Nuñez PR