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EA SPORTS FC 24 – Análise

Todos os anos a conversa é a mesma, FIFA começa bem e depois chegam atualizações. Todos os anos é a mesma coisa, FIFA é quase igual ao do ano anterior e as mudanças são poucas. Todos os anos é a mesma coisa, FIFA chega e a grande mudança é no número em frente ao nome. O ano passado já foi melhor, mas este ano tudo muda: FIFA já não é FIFA, o FIFA que todos conhecemos é agora EA SPORTS FC, e o novo lançamento chega cheio de novidades, de cara lavada e com o nome de EA SPORTS FC 24.

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Mas ter um novo nome, um novo aspeto e novidades não fazem do novo peso pesado da EA um bom jogo, é preciso mais, muito mais, será que o FC 24 tem o que é preciso para conquistar os fãs que estavam habituados a anos e anos de parceria com o órgão máximo do futebol mundial, a FIFA.

Começar por dizer que o jogo está cada vez mais aberto no que toca à possibilidade de jogar com quem quisermos, agora, até nos Pro Clubs é possível jogar com pessoas noutras plataformas na mesma equipa. O único senão, é não ser possível jogar com jogadores noutra geração, ou seja, a PlayStation 5 não pode jogar com a 4, ou até com a Xbox One ou Nintendo Switch… mas é compreensível já que as versões de PC e consolas de atual geração têm acesso a tecnologias como o Hypermotion V, que acabam por mudar por completo a jogabilidade de EA SPORTS FC 24.

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O foco de FC 24 continua a ser o modo Ultimate Team, que este ano também traz novidades substanciais, principalmente na gestão de equipa e até na forma como podemos transformar cartas normais em cartas de jogadores que podem fazer a diferença durante os 90 minutos de um jogo de futebol.

Mudança de posições e cartas Evolution no modo Ultimate

Antes da jogabilidade de FC 24, há que falar das novas cartas Evolution e da forma como as trocas de posições acontecem no modo Ultimate Team. No passado uma carta gold de 78 seria sempre uma carta gold de 78, mas em FC 24 isso já não é bem assim: as novas cartas Evolution permitem que, tal como o nome indica, evoluam certos jogadores para se transformarem numa versão melhorada deles mesmos. Mas como é que funciona?

Tal como no mundo real, qualquer pessoa que treine uma modalidade durante algum tempo, vai ficar melhor nessa mesma modalidade. Agora, em FC 24, podem “treinar” os vossos jogadores para que fiquem melhor nas suas posições!

Existem várias slots para a evolução de cartas, algumas requerem moedas, outras são gratuitas. Claro que nem todos os jogadores dão para evoluir, mas quando têm jogadores no clube que permitem esta evolução é simples de as fazer. Existem objetivos que têm que ser cumpridos, como, por exemplo, marcar golos com o jogador em questão, ou apenas fazer jogos com tal carta no 11 inicial.

Já podem ouvir a banda sonora de FC 24

Cada uma das evoluções pode ter um ou mais níveis e, com o aumentar dos níveis, aumenta também a dificuldade para cumprir os objetivos, mas, pelo menos até agora, nenhum dos objetivos foi extremamente difícil de completar. Importa também referir que só podem ter duas evoluções de cada vez e apenas uma ativa, ou seja, podem ter duas slots ocupadas mas só conseguem evoluir uma carta de cada vez.

Agora que é mais simples ter uma carta “especial” a EA continuou a apresentar melhorias no modo Ultimate, para tornar a gestão de plantel mais simplificada. No passado os jogos amigáveis deixaram de contar para contratos ou até cartões, mais recentemente a forma como a química do plantel é calculada mudou também… este ano a grande diferença vai para a forma como conseguimos alterar as posições de determinados jogadores.

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Numa clara evolução da forma como esta mudança era feita em FIFA 23, onde a carta de mudança de posição deixou de ser específica e permitia alterar a posição de alguns jogadores para qualquer uma das posições que conseguissem fazer, FC 24 torna as coisas ainda mais simples: não existem carta de mudança de posição. É isto. Alguns jogadores podem fazer várias posições, e caso possam basta colocarem a carta desse jogador na posição que querem e já está… nem a química é afetada. Esta alteração, facilita em muito a gestão de plantel, não só por permitir mudar as posições mais facilmente sem gastar moedas em cartas para o efeito, mas também porque devido a isto, permite que um jogador possa fazer um jogo a Ponta de lança e, no jogo seguinte, recue para médio ofensivo, por exemplo. Menos dinheiro de jogo gasto, menos confusão e maior facilidade em mudar a formação do plantel sem ter que pensar em jogadores alternativos. Perfeito.


Sem dúvida o melhor pontapé de saída dos últimos anos

Eu sei, é uma afirmação forte. Principalmente porque a EA tem a estranha mania de estragar o jogo, principalmente no modo Ultimate com o passar de atualizações. É quase histórico, as atualizações vão aparecendo e o jogo vai ficando mais rápido, menos tático, mais arcade. Tudo coisas que não aprecio, gosto de ter calma no jogo que faço, passes curtos, construir a jogada através da defesa, e com o passar das atualizações a franquia de futebol da EA parece optar por premiar quem gosta de correr para a frente, fazer uns truques que nenhuma equipa faz cada vez que vai ao ataque e chutar… já está. Não me faz sentido algum que assim seja.

Mas este ano, e por favor leiam isto sabendo que as atualizações ainda são poucas, o jogo parece mais tático, parece puxar mais pela força das equipas e não pela rapidez dos alas. As animações de controlo de bola, de remate ou passe e até os movimentos das equipas estão mais naturais e sentem-se durante o jogo. Finalmente os colegas de equipa estão lá, estão mesmo lá a contribuir para o jogo e não apenas à espera que uma bola lhes caia nos pés.

A defesa pode estar mais complicada, mas quando se focarem em aprender como defender vão perceber que faz sentido e que o jogo acaba por premiar quem se dá ao trabalho de estudar os movimentos defensivos e como trabalhar com cada um dos jogadores que têm. Também no ataque se notam algumas diferenças, para além de ser menos difícil de marcar golos quanto isolado em frente à baliza, parece que os guarda-redes perderam os super-poderes, também os cabeceamentos estão mais eficazes, podem ser complicados de controlar, mas depois de algum treino pode ser uma arma importante em bolas paradas.

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Também as bolas paradas, cantos e livres, estão diferentes. Está mais simples de perceber a trajetória da bola e de conseguir tirar algum proveito destes momentos… principalmente com jogadores com alguma mestria em bolas paradas.

Todos sabemos que certos jogadores são mestres em determinados momentos do jogo. Seja porque são rápidos, porque fazem o que querem com a bola, porque sabem ler o jogo como ninguém ou porque estão frescos que nem uma alface durante os 90 minutos do jogo. Em FC 24 estas mestrias chegam com o nome de Playsets, e dão a certos jogadores a possibilidade de mudar o jogo com as suas habilidades. Por exemplo, Cristiano Ronaldo tem no seu power shot a sua maior arma, um remate potente e com uma animação muito mais rápida quando comparado com power shots de outros jogadores. Eto’o tem explosões de corrida que deixam qualquer defesa para trás… De Bruyne não falha um passe. Tudo pormenores que deixam o jogo mais interessante ao mesmo tempo que podem mudar uma partida.

No modo co-op, dentro de ultimate team, é complicado trocar o jogador. O jogo tenta compensar o facto de estarem duas pessoas a jogar e muda o controlo de um jogador de uma pessoa para outra pessoa automaticamente, o que acaba por fazer as coisas muitas complicadas de controlar, principalmente em momentos defensivos. Era importante que esta mudança de jogadores pudesse ser controlada nas definições, para cada pessoa conseguir escolhe como é que quer que o jogo se comporte quando em co-op.

Tirando este pequeno pormenor que pode ser resolvido numa futura atualização, FC 24 é sem dúvida o melhor arranque dos últimos anos e, desta vez, não só para Ultimate Team, mas como para o modo Pro Clubs que também contou com uma excelente atualização no que toca a jogabilidade.

Só mais uma coisa: a adição das principais ligas femininas ao modo ultimate faz tão bem ao jogo! Abre as portas a melhores e mais variados planteis (o que também ajuda nos desafios de construção de plantel), com características que só as melhores jogadores do mundo poderiam trazer (a sério, Sam Kerr a ponta de lança, ou Fabinha na ala, e o vosso jogo muda para melhor). Só têm que ter em atenção uma coisa: pode não ser boa ideia ter uma defesa central onde ambas as jogadoras rondam os 1.75m… as batalhas com jogadores com Haaland ou até Mbappé podem ser injustas.

Usem as cartas das equipas femininas juntamente com cartas de equipas masculinas e abram a porta a uma equipa diversa onde homens e mulheres jogam juntos. O vosso jogo vai melhorar caso construam uma equipa equilibrada.

Considerações Finais

Se estavam com receio de FC 24, por já não ter a EA de mãos dadas com a FIFA, não tenham. Diria até que a saída da FIFA colocou a EA numa posição de maior liberdade onde podem, sem qualquer restrição, fazer o jogo de futebol que realmente querem. Jogabilidade melhorada, animações muito boas e um modo Ultimate que pela primeira vez em anos não me deixou frustrado com a minha equipa ao fim de uma semana de jogo.

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De notar apenas que a análise foi feita com base na versão PlayStation 5, caso estejam a jogar na PlayStation 4, Xbox One ou até na Nintendo Switch a vossa experiência pode ser ligeiramente diferente.

nota 4 recomendado

+ Animações com uma excelente atualização
+ IA comporta-se muito melhor
+ PlaySets, Evolutions e nova forma para bater bolas paradas são excelentes adições

– Defesa comporta-se bem, mas pode demorar mais que o normal a conseguir perceber como defender
– Seleção de jogadores em co-op não é a melhor