Netflix partilha de contas

Netflix poderá voltar atrás na partilha de contas. Afinal o que é que vai acontecer?

Foi durante o ano de 2022 que a Netflix decidiu começar a experimentar, especialmente na America Latina, modelos para impedir ou tornar mais caro a partilha de contas na sua plataforma. Explica a empresa que isto foi, e está a ser, feito porque esta partilha de contas impede que a Netflix possa melhorar a plataforma e que invista em melhor conteúdo.

Entretanto, os utilizadores nos Estados Unidos e na Europa foram surpreendidos por um página de ajuda e perguntas frequentes que mostrava regras como a impossibilidade de usar o serviço caso não se fizessem login na conta utilizando a ligação à internet do local onde a conta estava a ser oficialmente utilizada, ou a impossibilidade de usar a conta por mais de 7 dias consecutivos enquanto se está em viagem noutro país.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Com esta página estar disponível globalmente, depressa os utilizadores começaram a mostrar o seu desagrado com a gigante tecnológica. O desagrado dos utilizadores fez com que a Netflix fosse ainda mais rápida a explicar que a página de ajuda que, por momentos, ficou disponível global era direcionada apenas para países na America do Sul que já contam com regras diferentes no que toca à partilha de contas já que é nesta região que a empresa está a testar formas de parar a partilha de contas ou de a tornar menos acessível.

Netflix Reed Hastings

Mas afinal o que é que vai acontecer na Europa? Se o exemplo dos países Sul Americanos for para ter em conta, o que poderá acontecer é que os utilizadores que queiram partilhar conta tenham que pagar um valor extra para a adição de um novo utilizador (ou morada), valor esse que nunca será superior ao custo de uma nova adesão. Isto será supervisionado através da localização dos dispositivos e do IP dos mesmos, só assim a empresa conseguirá ter noção se alguém está a usar uma conta partilhada.

Quando é que isto vai acontecer? Se acontecer, algo que ainda não foi confirmado pela tecnológica, será possivelmente durante os próximos meses. Isto porque no último relatório de 2022 para os shareholders e empresa explica que esperam alargar o pagamento extra para contas partilhadas durante “o fim do primeiro trimestre de 2023”, continuando ao dizer que a experiência na America Latina faz com que “alguns cancelamentos” sejam expectáveis, mas que com o pagamento extra ou até a criação de novas contas o “revenue” aumente.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Por agora, o que importa perceber é que nada é garantido. A empresa ainda pode voltar atrás na criação destas novas regras (principalmente depois de todas as reações negativas), ou até criar regras novas especificas para os utilizadores europeus. Importa esperar para perceber o que é que pode vir a acontecer nos próximos meses e ter algo como garantido, a Netflix não alterará contas ou valores da subscrição sem primeiro alertar os seus utilizadores.