Ampere Dusk Lite

Ampere Dusk Lite – Os óculos de sol que mudam de cor

Óculos de sol que mudam a intensidade das lentes não é algo novo, existem há anos. O que é novo é a tecnologia que faz com que os óculos consigam mudar de cor, ou intensidade das lentes, sem que isto seja uma reação química à luz do sol. Com os Ampere Dusk Lite acontece tudo de forma quase automática, demorando menos de um segundo a alterar entre intensidades diferentes, e pode ser controlado através dos próprios óculos ou através da app que os acompanha.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

A experiência de unboxing dos Dusk Lite faz-nos logo sentir que estamos perante um produto tecnológico e não apenas uns óculos de sol, mas também que estamos perante um produto premium. Os óculos em si são construidos em plástico resistente e até um pouco maleável, ajudando assim a que se tornem menos propensos a partir se os deixarmos cair, por exemplo. E as lentes polarizadas são confortáveis aos olhos em qualquer uma das suas intensidades.

https://www.tiktok.com/@futurebehind/video/7316563754748054817?is_from_webapp=1&sender_device=pc&web_id=7156139012074505733

Experiência de utilização

A primeira coisa que importa quando se fala em óculos (de sol ou não) é o quão confortáveis são de usar, seja as lentes ou as armações, já que é um objeto que vamos ter connosco muitas horas ao dia. Neste campo os Ampere Dusk Lite são exemplares, depois de algumas semanas a usar os óculos todos os dias posso-vos garantir que são dos mais confortáveis que usei, mesmo com as armações mais grossas do que aquilo que geralmente procuro em óculos. Com várias horas de utilização durante o mesmo dia, os óculos continuavam confortáveis sem criar desconforto, muito por culpa do quão leves são e do quão bem o seu peso está distribuído… de certa forma fez-me lembrar a primeira experiência de utilização que tive com o Apple Watch ou com o Google Pixel Watch 2, aparelhos leves que passadas algumas horas quase nos esquecemos que os estamos a usar.

As lentes, em todas as suas intensidade, não me deixaram os olhos cansados e, na sua intensidade mais alta, são realmente escuras… algo que gosto bastante em óculos de sol, mas que nem sempre é fácil de encontrar.

A bateria dos óculos (sim, porque ao serem controlados eletronicamente precisam de uma bateria) aguenta o suficiente para não ter que me preocupar com o carregamento dos óculos todos os dias. Com as semanas a passarem, existiram alturas em que a bateria durou para toda a semana, com a carga máxima a durar em média 5/6 dias. Algo bastante interessante para uns óculos, que como já referi, são extremamente leves.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

No entanto, existe um aspeto negativo que num par “normal” nunca aconteceria. Saem de casa, metem os óculos e a bateria está nos 10%. Como sabem que só vão estar fora de casa por um curto período de tempo decidem arriscar e levam os Ampere Dusk Lite de qualquer das formas. Geralmente isto não seria um problema e a bateria iria aguentar, mas com a bateria a descer a conectividade dos óculos também se perde um pouco e o acessório fica instável, perdendo conexão e desligando-se mesmo antes da bateria ficar completamente vazia. Ao estarem desligados acabam por voltar à sua cor “original”, a mais clara, o que pode ser pouco agradável num dia de sol.

Com isto, o conselho que vos dou é que carreguem os Dusk Lite caso estejam para sair de casa e a bateria estiver perto dos últimos 10%. Cerca de 10 minutos de carga são suficientes para que não tenham que se preocupar e para que os óculos não comecem a comportar-se de forma pouco consistente.

A aplicação que precisam de instalar no telemóvel é simples de usar e serve para controlar todo o ecossistema da marca, sim, porque a Ampere também colunas ou até óculos com os quais podem ouvir música, ou atender chamadas. Se nos óculos conseguem mudar a intensidade das lentes entre vários níveis pré-programados (até um máximo de 80%), na app têm maior controlo e podem escurecer as lentes de forma mais precisa e claro, chegar aos 100%, percentagem onde as lentes são mais escuras e que a marca avisa que pode não ser o mais indicado para conduzir, por exemplo… isto depende da experiência de utilização de cada um e do quão escuros são os óculos que estão habituados a usar.

Considerações finais

Os Ampere Dusk Lite são, para todos os efeitos, uns óculos de sol. Mas, ao mesmo tempo, são um pedaço de tecnologia bastante interessante, principalmente pela forma fácil e praticamente imediata com que conseguimos controlar o quão escuras são as lentes, fazendo assim com que os consigamos usar em qualquer ambiente, desde as horas mais claras do dia até aqueles momentos onde ainda querem usar óculos, mas o mundo à vossa volta já está um pouco escuro.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Com o preço de €199 não ficam muito distantes de outros óculos de sol com lentes polarizadas e com qualidade de construção e de materiais idênticos. Ah, e uma coisa é certa, cada pessoa que vos vir a controlar as lentes através da app vai ficar impressionada.

new rating recomendados2