Facebook tem 5,8 milhões de utilizadores ativos em Portugal

O valor foi partilhado pelo responsável do Facebook em Portugal, Paulo Barreto, no final da semana passada durante a conferência de marketing e vendas online ClickSummit. O porta-voz da tecnológica revelou ainda que dos 5,8 milhões de utilizadores ativos mensais, a esmagadora maioria é também um utilizador diário: 4,5 milhões.

Quer isto dizer que do total de utilizadores ativos que o Facebook tem em Portugal, 78% são também utilizadores diários – uma taxa que acaba por ser superior à relação entre utilizadores mensais e diários que a rede social apresenta a nível global.




Em todo o mundo o Facebook tem 1,93 mil milhões de utilizadores ativos mensais, dos quais 1,28 mil milhões são também utilizadores ativos diários – o que resulta numa taxa de 66%.

Em maio de 2015, Paulo Barreto revelava numa entrevista ao jornal Público que o número de utilizadores ativos mensais em Portugal era na altura de 5,2 milhões de utilizadores, sendo o número de utilizadores diários de 3,8 milhões. Em agosto de 2014, o número de utilizadores mensais aproximava-se dos cinco milhões [não foi especificado] e o número de utilizadores diários era de 3,4 milhões, adiantou Paulo Barreto ao jornal Sol. Estes valores ajudam a ter uma ideia de como tem sido a evolução do Facebook no mercado português.

Em setembro do ano passado a empresa também tinha revelado que 88% dos utilizadores portugueses do Facebook estão ligados a pelo menos uma pequena ou média empresa portuguesa, baixando um pouco o valor quando a análise diz respeito às ligações a empresas internacionais

A revelação do número atual de utilizadores do Facebook em Portugal acontece numa altura em que a rede social está a caminhar para um valor histórico no que diz respeito às pessoas que agrega na sua plataforma. A tecnológica norte-americana está quase a atingir os dois mil milhões de utilizadores ativos.

Atualmente o Facebook já é usado por 25% da população mundial e já é usado por 55% de todas as pessoas que têm acesso à internet a nível global. Números que revelam o claro domínio que a empresa soube construir neste segmento de mercado ao longo de 13 anos.

O diretor executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, já revelou que o seu grande objetivo relativamente ao número de utilizadores é atingir os cinco mil milhões de pessoas no Facebook em 2030.

Rui da Rocha Ferreira: Fã incondicional do Movimento 37 do AlphaGo.
Artigo sugerido