A agricultura, seja ela a nível industrial ou algo mais rústico, é algo bem presente nas raízes do nosso país. Tirando, obviamente, as grandes cidades torna-se difícil percorrer uma hora de estradas nacionais sem passar por um veículo agrícola ou sem avistar campos de cultivo. Com o aumento do uso de tecnologia em todos os setores económicos a agricultura passou também por uma fase de evolução.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em 2008 a agricultura chegou também aos computadores e consolas. Pela mão da Giants Software, com publicação da Excalibur Publishing, chegava ao mercado Farming Simulator 2008. Em 2013 a publicação do título passava para a Focus Home Interactive e assim se mantém até aos dias de hoje. A edição de 2019 de Farming Simulator já está disponível e no FUTURE BEHIND já andamos a plantar batatas e estamos prontos para vos contar como correu.

A primeiro pensamento que tivemos depois de instalar Farming Simulator 2019 foi a de pegar num potente John Deere e ir para o meio do campo apanhar milho na nossa super quinta, mas como em tudo na vida é preciso aprender os básicos primeiro antes de nos lançarmos à aventura, significando isto que o nosso sonho depressa foi deixado de lado e metemos mãos à obra numa tarefa um pouco mais fácil… o tutorial

O título da Giants Software está construído de forma a que qualquer pessoa, mesmo os jogadores que apenas agora estão a entrar no mundo da agricultura, consiga perceber como funciona todo o processo de produção de determinado produto. Sendo um simulador era de esperar que a curva de aprendizagem fosse bastante acentuada, e que isso fizesse com que o jogo se tornasse monótono nos momentos iniciais mas a verdade é que, embora o título requeira algum tempo de aprendizagem, o tutorial ao início do jogo ou mesmo no modo de carreira está tão bem organizado que acabamos por nos divertir enquanto aprendemos a lavrar terra feita de bits.

Começar com tudo ou sem nada…

Farming Simulator 2019 apresenta-se com uma boa qualidade gráfica, especialmente no que toca às maquinas agrícolas propriamente ditas. Com maquinaria de diferentes marcas como a Massey Ferguson e a John Deere presentes já era de esperar que a qualidade gráfica fosse elevada e temos que dizer que nesse campo o título não desiludiu.

Para além da qualidade gráfica, ficamos também impressionados com os detalhes na condução e operação das diferentes máquinas. No momento de preparar a terra para a plantação, temos detalhes como baixar a ferramenta que nos auxilia na plantação do lado direito ou do lado esquerdo, dependendo do que queremos fazer. Temos ainda a possibilidade de baixar ou subir os atrelados que estamos a usar, tudo dependendo do tipo de máquinas ou de plantação que estamos a fazer… nesse aspeto o nível de detalhe é impressionante.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O simulador que nos leva até ao campo conta ainda com diferentes modos de jogo, uns pensados em agricultores digitais mais experientes e outros para os recém chegados ao mundo de Farming Simulator. Fiquem a conhecê-los:

A vertente multiplayer está presente no título, e permite-nos entrar num jogo já criado ou mesmo criar a nossa própria sala, e assim pode desfrutar daquilo que este simulador tem para nos oferecer. Existem ainda 6 tutoriais, vão desde fertilização até à criação e transporte de fardos de palha e vão-nos ajudar a melhor perceber os controlos e a forma de jogar de Farming Simulator 2019… se são novos neste universo será sempre melhor começar por aqui.

Caso já sejam mestres na arte da agricultura o melhor é saltar logo para o modo carreira, pois é lá que está a magia deste Farming Simulator 2019. Vão encontrar diferentes tipos de jogo… ao todo são três e variam nas suas vertentes, mas no fim o objetivo é sempre o mesmo… ter uma super quinta, altamente lucrativa. Em farming Simulator 2019, para ajudar aos lucros (ou não) podem ainda ter criação de cavalos!

Como dissemos anteriormente, o modo carreira divide-se em três: New farmer, Farm-Manager e Start from scratch.

New Farmer: Ideal para quem é novo nestas andanças, aqui já vão ser donos de uma quinta e de algum equipamento. Durante o desenrolar do modo carreira vão ainda aprender como jogar Farming Simulator, quase como um tutorial dentro do modo carreira.  

Farm-Manager: Ao começar vão ter alguns fundos, mas nada de terra, construções ou maquinas. O aspeto da vossa fazenda e o que fazer com o dinheiro é talvez a primeira decisão que vão ter que tomar como donos de uma quinta.

Start from scratch: Por fim, como o nome indica, tem o modo de jogo onde começam com pouco dinheiro, sem terra ou máquinas. Num tempo em que a economia não está em altas cabe a vocês, de uma forma bastante realista, decidir que contratos aceitar e que trabalhos fazer para que a vossa conta comece a ficar recheada.

Por aqui tentamos começar do zero em Start from scratch, embora tenhamos tido sucesso (depois de fazer os tutoriais) acreditamos que este não seja o melhor modo para quem é relativamente novo na franquia, começam no meio do nada e com pouco mais que nada. Tivemos que aceitar contratos de de transporte de mercadorias para conseguir mais dinheiro, dinheiro suficiente para comprar algum terreno e começar um pequeno negócio. Depois desta experiência, criamos um novo save (podem ser criados até 20) e começamos como New Farmer, aqui a diversão começou. Já percebíamos como tratar da quinta, o que fazer e quando fazer… ao fim de umas horas já estávamos mestres no manuseamento de máquinas e o jogo começou a tornar-se bem mais divertido. Farming Simulator é bastante realista e talvez seja isso que faz do título um jogo tão aditivo.

Existem ainda 23 troféus que podem ser ganhos, desde ter uma conta bancária com 10 milhões de moeda de jogo até coisas mais simples como completar uma missão. Esta adição de troféus é sempre bem-vinda, pois dá-nos aquela motivação extra para continuar a jogar.

Considerações finais

Farming simulator 2019 traz boas adições para a franquia, como o já falado novo motor gráfico e a adição da criação de cavalos, mas como é de esperar é um título unicamente para os fãs de simuladores. Dizemos isto porque é isso mesmo que Farming Simulator 2019 é: um verdadeiro simulador. Não só da vida como agricultor mas de toda a economia em volta da atividade agrícola estando aqui outro dos pontos fortes deste jogo, o sistema económico do simulador está muito bem criado e bastante realista.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Farming Simulator 2019 está disponível, desde 20 de novembro, para Windows PC e MAC, Xbox One e PlayStation 4. Se são fãs de simuladores ou simplesmente querem entrar neste mundo pois sempre tiveram curiosidade sobre o que seria a vida no Ribatejo fiquem a saber que têm muitas hora de jogo pela frente, Farming Simulator é um jogo que não cansa… muito pelo contrário, é um jogo que vos vai querer fazer jogar mais e mais até terem a quinta dos vossos sonhos. E despachem-se, se começarem a jogar entretanto ainda conseguem ter couves a tempo do natal.  

N.R.: A análise a Farming Simulator 2019 foi realizada com acesso a uma cópia da versão final do jogo para Windows PC, gentilmente cedida pela EcoPlay.

Farming Simulator 2019
Novo motor gráficoAdição da criação de cavalosSistema económico bastante realista
Start from scratch pode ser atrativo mas torna-se confuso se forem novos no jogoModo online é complicado de ser jogado se não conhecerem mais pessoas com o jogo
8EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos