Minecraft é um dos nomes de videojogos mais conhecidos dos últimos anos. Um curioso jogo que, apesar de relativamente recente, tem um aspeto característico de jogos muito mais antigos. No entanto, isso não o impediu de ganhar uma incrível popularidade que, mesmo após mais de 10 anos de existência, continua a ser um dos títulos mais jogados no mundo.

Contudo, nos seus primórdios, o mundo de Minecraft era desprovido de vida, não existindo mais que árvores e alguns animais. Anos mais tarde novos elementos foram adicionados, criando um mundo mais vivo com diferentes biomas, mais animais, aldeões e mesmo saqueadores. Mesmo com estes novos elementos, a sua mecânica original nunca mudou substancialmente não facilitando e exploração de novos elementos de lore.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Minecraft Dungeons, lançado a 26 de maio deste ano para Windows, Xbox One, Playstation 4 e Nintendo Switch, pretende pegar nesse mundo e explorar novas formas de explorar a lore, através de um género de jogo diferente do original. Será que este título é um novo diamante para o mundo de Minecraft ou simplesmente mais um bloco no fundo do Bedrock?

Esmurrar uma árvore?

Minecraft Dungeons é um dungeon-crawler, desenvolvido pelos estúdios Mojang, em que a única coisa que partilha com o jogo que lhe dá o nome é o mundo, não implementando nenhuma das mecânicas fundamentais do jogo original. Este título poderá ser comparado a uma versão simplificada de Diablo com um aspeto de Minecraft. Mesmo assim, esse facto não lhe tira valor.

A história segue uma vertente muito simples, com a leveza e encanto esperado do universo de Minecraft. Aqui, o jogador é um herói que tem como missão salvar os Illagers do malvado Arch-Illager que foi corrompido por um poder sinistro. Para tal, o jogador terá de percorrer diferentes mapas, ajudando e salvando os Illagers ao mesmo tempo que derrota vários inimigos, desde os tão conhecidos zombies e esqueletos até aos mais recentes saqueadores.

This slideshow requires JavaScript.

No início de cada nível é possível ajustar a dificuldade, permitindo tornar o nível mais ou menos difícil. Como consequência do aumento da dificuldade, o número de inimigos, assim como o dano que provocam aumenta mas, em contrapartida, as recompensas que o jogador recebe são consideravelmente melhores. Este é um excelente sistema que permite que qualquer jogador possa aproveitar o jogo da forma que mais lhe agrada e independentemente da sua destreza mas também recompensando aqueles que sejam audazes para ultrapassar um desafio mais elevado. Essas recompensas vêm sobre a forma de armas, armaduras e artefactos, tendo estes diferentes níveis e encantamentos.

O combate realiza-se numa modalidade de hack-and-slash, podendo tornar-se um pouco mais elaborado com a utilização de artefactos. O personagem tem a possibilidade de equipar duas armas, uma de combate curto e uma de longa distância, uma armadura e três artefactos que permitem que o jogador utilize certas habilidades especiais. Essas habilidades, geralmente aleatórias quando recebemos o item, podem ter os mais variados efeitos, desde criar flechas explosivas, criar áreas de cura ou mesmo invocar lobos, ou lamas para se juntarem ao combate. Todos estes itens podem ser encontrados em níveis específicos sendo que a dificuldade selecionada irá influenciar no nível que o item poderá ter.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para além de serem mais fortes, as armas e armaduras de nível mais elevado terão ainda disponível um conjunto de encantamentos que o jogador poderá desbloquear com skill points ganhos com cada subida de nível. Esses encantamentos atribuem diferentes características aos respetivos itens, como a possibilidade de recuperar a vida dos membros da equipa com cada ataque, criar flechas que explodem ao acertar no inimigo ou mesmo uma armadura que atira magicamente bolas de neve para atordoar os inimigos, ou que chama um morcego que ataca os inimigos.

Com o avançar do jogo é normal encontrar itens mais poderosos e encantamentos mais interessantes. Nessa situação o jogador tem a possibilidade de destruir o equipamento antigo, recuperando os seus skill points que poderá investir no novo item encontrado. Adicionalmente, visto que a combinação de item/encantamento é gerada aleatoriamente quando se recebe o equipamento, o jogador tem como inventivo repetir certos níveis a fim de conseguir a combinação que melhor se adapta ao seu estilo de jogo.

This slideshow requires JavaScript.

Em grupo é sempre mais divertido!

Minecraft Dungeons pode ser completado em modo solo, no entanto, a verdadeira diversão está no modo de multijogador. É possível formar uma equipa de quatro heróis que poderão seguir a história em conjunto, vencendo níveis em dificuldades mais elevadas e recebendo ainda melhores recompensas. Ao contrário de vários dungeon-crawlers, aqui não existem classes que definem o estilo de jogo de cada personagem. Tal papel é definido pela combinação de armas, armadura, encantamentos e artefactos, permitindo que os jogadores se especializem no papel que melhor se adequa à equipa, seja healer, tank ou rougue.

O modo online não permite para já criar equipas com jogadores aleatórios, sendo necessário combinar com amigos específicos a sessão do jogo. Existe também a possibilidade de jogar localmente através do mesmo jogo, dado existirem comandos suficientes. Uma particularidade da versão Windows é o facto de só ser possível jogar localmente caso todos os jogadores utilizem comando não sendo possível, à data da análise, um dos jogadores utilizar rato/teclado e os restantes comando. Adicionalmente, o jogo ainda não tem a possibilidade de crossplay, não sendo possível partilhar a diversão com amigos que tenham o jogo em plataformas diferentes. No entanto, foi anunciado que essa será uma implementação que será feita após o lançamento do jogo.

This slideshow requires JavaScript.

A nível gráfico, Minecraft Dungeons brinda-nos com o familiar aspeto que já estamos habituados de Minecraft. Todos os cenários parecem pertencer ao jogo original, podendo os jogadores mais distraídos tentar esmurrar uma árvore na esperança de conseguir madeira. Mas mesmo com o seu particular aspeto, existe algo nesta vertente estética que torna o mundo tão agradável de se explorar. Ao nível de áudio, o mesmo pode igualmente ser confundido com o do jogo original, apesar de musicalmente as músicas serem mais aceleradas, adequando-se melhor ao género do jogo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Apesar de ser um jogo bastante polido e de executar aquilo que executa na perfeição, Minecraft Dungeons acaba por ter algumas arestas que poderão não agradar a uma parte dos jogadores. No que diz respeito à quantidade de níveis, este título oferece um número reduzido para os standards de hoje. Contudo, tendo em consideração que muitos desses níveis terão de ser repetidos e que existem dificuldades extra após se ter completado o jogo, isso garante que é possível tirar várias horas de diversão antes do jogo perder o seu encanto. Adicionalmente, apesar de não existir informação concreta, o jogo dá a entender que novos níveis serão disponibilizados em atualizações futuras tanto de forma gratuita como através de conteúdos pagos.

Minecraft DungeonsConsiderações Finais

Nota 4 FB

Minecraft Dungeons é um novo jogo que simplesmente usa o nome e mundo de Minecraft não implementando qualquer mecânica central do jogo original. Mesmo assim, esta nova aposta dos estúdios Mojang resultou num jogo leve e divertido que poderá ser o ponto de entrada de muitos para o género de dungeon-crawlers.

Apesar de não ser um jogo com uma grande profundidade, é ideal para algumas sessões divertidas com amigos, a tentar derrotar os níveis mais difíceis na esperança de conseguir aquela recompensa com os melhores encantamentos. A estrutura repetitiva do género e o número reduzido de níveis iniciais é algo que não irá agradar a uma parte dos jogadores, mas esse facto não impede de ser possível ter várias horas de diversão. E, apesar de ser uma prática que não é a mais agradável e que não deve ser incentivada, existe a promessa de novas atualizações e mapas.

Apesar de aparentar ter um conteúdo modesto, Minecraft Dungeons é bastante divertido e revela bastante potencial para o futuro. Este título é não só um ótimo ponto de partida para todos os curiosos com o género dungeon-crawling, mas também um fantástico e leve dungeon-crawler para os amantes do género.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

+ Excelente jogo com amigos

+ Bom sistema de dificuldade/recompensa

+ Muitas horas de jogo

– Poucos níveis

– Necessidade de comando em PC

– Não existe crossplay

N.R.: A análise de Minecraft Dungeons foi realizada num computador Windows 10 com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela Xbox Portugal.

Sem mais artigos