Trust GXT 255+ Onyx

GXT 255+ Onyx – Um microfone com resistência

O GXT 255+ Onyx da Trust é um microfone criado para um público que procura equipamentos dedicados ao mercado mais profissional, e dentro do seu segmento talvez seja dos únicos equipamentos que para além do microfone já chega ao mercado com alguns acessórios extremamente importantes: braço ajustável, mount anti choque e um filtro.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas, o que realmente conta, é mesmo a qualidade do som que é transmitido para quem nos ouve, será que o GXT 255+ Onyx cumpre com as expectativas?

Artigo por: Rui Matias

Compatível com PC, mas também com as consolas PlayStation 4 e PlayStation 5, através de conexão USB A, o GXT 255+ Onyx chega com controlos para volume, mute e a possibilidade de mudar a cor do LED RGB. Entrada para jack 3.5mm, um cabo de 1.8m e tecnologia de cancelamento de eco são algumas das principais características do microfone da Trust.

Na caixa o microfone vem bastante bem embalado, com proteção de espuma para garantir que durante o transporte não existe qualquer tipo de danos no produto, algo que deixa logo uma primeira boa impressão, já que este cuidado é geralmente colocado lado a lado com produtos premium.

Depois de tirar o Onyx da caixa a primeira experiência é mesmo o montar do microfone, já que, como referido, inclui um braço metálico possível de colocar em quase todos os setups. A construção deste braço mostra-se sólida, sendo que os apertos são o único material em plástico. Um design simples, mas agradável que conta com um pequeno ponto negativo: o microfone parece ser pesado demais para o suporte do braço, já que o mesmo acaba sempre por cair um pouco por mais apertado que esteja. Com tempo lá se arranjou uma posição certa mesmo a contar com a pequena queda que acontece sempre e com a falta de flexibilidade presente no braço.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para compensar, no braço existe uma entrada USB que permite carregar dispositivos, como o telemóvel, e a tal entrada 3.5mm também é bastante importante pois acaba por dar uma maior liberdade de movimentos a quem está a usar um headset com fios.

O som é claro e, mesmo não tendo qualquer tipo de cancelamento de ruido o filtro faz o seu trabalho, acaba por ser bastante limpo. A possibilidade de controlar o volume do microfone também ajuda a que o mesmo se adapte a qualquer ambiente ou mesmo tipo de voz. Durante a gravação de podcasts ou mesmo edições em direto o som mostrou-se percetível fazendo com que este GXT 255+ Onyx seja uma boa aposta para quem estiver disposto a investir cerca de 200 euros num microfone, mas lembrem-se: já traz braço, filtro e proteção anti choque, algo que ajuda a reduzir as vibrações que aparecem simplesmente por mexer na secretária, por exemplo.

Por fim, algo que me surpreendeu foi a facilidade de utilização, mesmo para utilizadores com um menor nível de conhecimento: não existe qualquer tipo de software necessário, é o verdadeiro plug and play. Seja no PC ou na consola, em ambas as situações portou-se muito bem. Por outro lado, não tendo qualquer tipo de software faz com que a calibração seja um pouco mais complicada, mesmo tendo em conta o facto do microfone apresentar um áudio bastante equilibrado e uma capacidade de captação que surpreendeu.

rating recomendado

Considerações Finais

Com uma relação preço/qualidade que me parece bastante justa, o GXT 255+ Onyx chega ao mercado para conquistar os utilizadores que procuram material “profissional” sem gastar largas centenas de euros.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Um design bastante agradável e moderno, áudio equilibrado e facilidade de utilização fazem desta oferta da Trust uma excelente escolha para os utilizadores que se enquadrem neste grupo. E sim, o LED RGB muda tudo, não há material gaming sem RGB, é proibido.

patreon
O Future Behind em "Dark Mode"