O primeiro ano e meio da marca LAIQ no mercado português foi suficiente para cumprir as expectativas mínimas, mas não foi suficiente para chegar a tantos consumidores quanto os seus responsáveis pretendiam. Agora a LAIQ espera que os seus dois novos smartphones, o Glam e o Monaco, possam contribuir para uma maior aproximação dos consumidores portugueses à marca.

Estes dois novos equipamentos representam uma melhoria – pelo menos visual – relativamente aos smartphones que a marca já disponibiliza. O Glam é o dispositivo em destaque, com uma capa traseira e uma moldura lateral em metal, enquanto o Monaco é o dispositivo mais acessível e aposta no vidro para a sua construção.




Ambos os smartphones posicionam-se no segmento de média gama e como era expectável da parte da LAIQ, os preços estão em sintonia com aquilo que o Glam e o Monaco prometem – pelo menos no papel.


LAIQ Glam


Ecrã: 5,5 polegadas
Resolução: 1.280x720 píxeis

Densidade de píxeis: 267 ppi

Processador: Mediatek MT6753 [8x1,3 GHz]
Unidade gráfica: Mali-T720
Armazenamento: 32 GB
RAM: 3 GB
Sensor fotográfico: 13 megapíxeis f/2.2
Sensor frontal: 8 megapíxeis f./2.2
Bateria: 3.000 mAh
Bateria removível: Não
Carregamento wireless: Não
Carregamento rápido: Sim
USB: 2.0
Leitor de impressões digitais: Sim
Suporte para 4G: Sim
Altura: 15,1 cm
Largura: 7,6 cm
Espessura: 0,77 cm
Android: 7.0 'Nougat'


PREÇO:  229,90 euros
[disponível início de junho]


LAIQ Monaco


Ecrã: 5 polegadas
Resolução: 1.280x720 píxeis

Densidade de píxeis: 293 ppi

Processador: Mediatek MT6737 [4x1,3 GHz]
Unidade gráfica: Mali-T720
Armazenamento: 16 GB
RAM: 1 GB
Sensor fotográfico: 13 megapíxeis f/2.0
Sensor frontal: 5 megapíxeis f./2.0
Bateria: 2.700 mAh
Bateria removível: Não
Carregamento wireless: Não
Carregamento rápido: Não
USB: 2.0
Leitor de impressões digitais: Sim

Suporte para 4G: Sim
Altura: 14,19 cm
Largura: 6,96 cm
Espessura: 0,79 cm
Android: 7.0 'Nougat'


PREÇO:  149,90 euros
[disponível até ao final de junho]

Do primeiro contacto que tivemos com os dois smartphones durante o evento de apresentação há pelo menos um fator bastante positivo que podemos desde já salientar: tanto o LAIQ Glam como o LAIQ Monaco vêm equipados com a versão 7.0 do Android.

Este facto pode não parecer tão relevante como as características de hardware, mas do ponto de vista da experiência de utilização faz toda a diferença. Em primeiro lugar porque isso significa que os utilizadores vão ter acesso à melhor experiência Android que está disponível atualmente. Por outro lado também é um sinal positivo em termos de segurança, já que ambos os equipamentos trazem o patch de abril instalado de origem.

Imagens do LAIQ Glam #Crédito: Future Behind

O facto de estarem ambos equipados com Android 7.0 contrasta, positivamente, com aquilo que aconteceu no lançamento dos primeiros dois smartphones da marca. Os LAIQ Dubai e New York vinham equipados com o Android 4.4, isto numa altura em que o Android 6.0 estava prestes a ser lançado.

Leia também | LAIQ Glow: O smartphone de marca portuguesa que chama a atenção

Ainda em termos de software pareceu-nos que esta versão do Android que equipa os LAIQ Glam e LAIQ Monaco é bastante ‘despida’, isto é, não traz grandes modificações visuais, nem grandes adições em termos de software. Por outro lado, reparámos desde logo que o interface da câmara fotográfica é diferente e não propriamente para melhor.

Apesar de ambos virem equipados com sensores de 13 megapíxeis, parece-nos que a câmara fotográfica pode mesmo vir a ser o ‘calcanhar de Aquiles’ destes dois smartphones de marca portuguesa. Mas tendo em conta que o evento decorreu num espaço com fraca luminosidade, damos o benefício da dúvida até que façamos uma análise completa aos equipamentos.

Imagens do LAIQ Monaco #Crédito: Future Behind

Outro elemento que destacamos relativamente a estes smartphones é a integração de leitores de impressões digitais, algo que não sendo raro em smartphones mais acessíveis, acaba sempre por ser uma adição bem-vinda.

Mais do que tentar elevar a fasquia em termos de especificações, a LAIQ pretende com estes novos modelos ‘refrescar’ a sua linha de smartphones. O Glam vai ser o primeiro a chegar ao mercado, algo que vai acontecer na próxima semana. Já o Monaco só deverá ficar disponível na segunda metade de junho, sendo que o equipamento vai ser um exclusivo do operador MEO.

Sem mais artigos