Google Pixel Watch 2 Top 10 Tech 2023 Android

Android – 8 funcionalidades que vão ajudar na produtividade

A Google tem apostado em atualizações que transformam os telemóveis com o seu sistema operativo, Android, especialmente a mais recente linha de dispositivos Pixel (Google Pixel 8 e Google Pixel 8 Pro), em ferramentas cada vez mais úteis a ultrapassar algumas das tarefas do dia a dia.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Na mais recente vaga de atualizações lançada pela Google, existem 8 novas funcionalidades para ajudar os utilizadores a simplificar tarefas normais durante o dia. Seja ao utilizar o telemóvel, como o tablet, smartwatch ou até um carro com Android Auto.

Em comunicado, a marca partilhou as novas funcionalidades e como é que podem ajudar os utilizadores do ecossistema Android:

  • Mantenha-se contactável enquanto se concentra na estrada
    • Com a ajuda da IA, o Android Auto pode resumir automaticamente textos ou conversas de grupo longas, enquanto conduz. O Android Auto também vai sugerir respostas e ações relevantes, para que possa simplesmente num só toque enviar uma mensagem para partilhar o seu Tempo Estimado de Chegada (ETA) ou iniciar uma chamada.
  • Ouça legendas geradas por IA para as imagens
    • Com as legendas das imagens no Lookout no Android, o utilizador pode ouvir as descrições – geradas automaticamente por IA – das fotos, das imagens online e das imagens incluídas em mensagens. Esta nova funcionalidade foi desenvolvida para as comunidades com deficiências visuais e está a ser implementada, a nível global, em inglês.
  • Explore as redondezas com informações mais acessíveis dos locais
    • O suporte melhorado para leitura do ecrã para o Lens no Maps ajuda o utilizador a explorar as zonas à volta e a identificar locais como ATMs, restaurantes e estações de transporte público. A partir de agora é possível apontar a câmara do telefone para o local pretendido e o TalkBack vai ler as informações do local em voz alta, tais como o horário de funcionamento, as avaliações ou as direcções de como chegar a esse determinado local. 
  • Dê feedback com marcações manuscritas no Docs 
    • Com as marcações no Google Docs, agora pode adicionar anotações manuscritas ao Docs a partir do seu telefone ou tablet Android utilizando apenas o dedo ou a caneta. Com uma seleção de ferramentas de marcação à sua escolha, como diferentes cores da caneta e marcadores, o processo de revisão dos documentos e feedback é rápido, flexível e fácil.
  • Ouça sem interrupções no Spotify com os novos controlos de transmissão
    • O switcher de saída no ecrã inicial do Android já ajuda o utilizador a alternar facilmente entre os seus dispositivos ao reproduzir o YouTube Music – seja o altifalante do telefone, os auscultadores, as colunas inteligentes ou a TV. Agora também passa a ser possível com o Spotify. Então, quando estiver a utilizar o Spotify, o switcher de saída vai mostrar os dispositivos compatíveis com o Spotify Connect.
  • Visualize os seus dados de saúde, de bem-estar e da forma física num único local 
    • Tenha uma imagem mais completa da sua saúde diretamente na aplicação Fitbit redesenhada através do Health Connect – através dos dados dos seus wearables e aplicações favoritas, tais como AllTrails, Oura Ring e MyFitnessPal. Na aplicação Fitbit no seu telefone Android, clique no separador Você, para ver os dados das aplicações conectadas junto aos dados do Fitbit. E no separador Hoje, pode ver dados como exercícios, passos, calorias queimadas, andares subidos e distância percorrida nas aplicações compatíveis com o Health Connect.
  • Tenha acesso aos bilhetes, cartões e muito mais — diretamente no seu smartwatch
    • Com a Carteira da Google, agora, disponível nos smartwatch Wear OS, o utilizador pode aceder a cartões de embarque, bilhetes para eventos, cartão de clubes, cartões de fidelidade, entre outros diretamente no seu pulso. Escolha aos quais quer aceder para que estejam sempre prontos a utilizar quando precisar. 
  • Obtenha as rotas de transporte público através de um olhar rápido para o seu pulso
    • Com as rotas de transporte público no Google Maps para Wear OS, o utilizador pode manter o seu telefone no bolso e olhar para o pulso para ter certeza que não vai perder o autocarro, comboio ou barco. Consulte os horários de partida diretamente no seu smartwatch e obtenha instruções de navegação guiadas até ao seu destino. Se preferir o seu telefone, também poderá espelhar as instruções no relógio e navegar com as mãos livres.