Lisboa Games Week

Foi assim a nossa visita à Lisboa Games Week 2023

Mais um ano, mais um evento dedicado à cultura gaming, cosplay e educação. A Lisboa Games Week 2023 terminou no passado domingo e o meu sentimento sobre estes eventos em Portugal é um misto de emoções.

Antes da pandemia tivemos a oportunidade de participar ativamente na feira com uma pequena banca junto de outros colegas e com uma participação excelente por parte do público num evento vibrante, com muitas participações e representatividade, pavimentando o futuro e crescimento desta cultura em Portugal.

O ano passado, a Lisboa Games Week voltou após dois anos de interregno e a experiência não foi a melhor e valeu pela vontade de estarmos de novo todos juntos a fazer o que mais gostamos, falar de videojogos e unir comunidades.

Custa-me dizer que o evento deste ano foi dos mais desapontantes que fui. Com a perda de big players como a PlayStation (já não estavam o ano passado), Xbox, Lenovo Legion, AGON/Philips e a Riot, que costumam ter o maior palco de eSports, faltou muito do sumo que leva os jogadores a um evento deste tipo, pelo menos para mim.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram | TikTok

Obviamente que houve muita coisa para fazer com um ênfase enorme para cosplay, uma excelente participação do público na zona de jogos de tabuleiro e zona indie, mas com dois pavilhões para preencher e com menos conteúdo das grandes marcas, estava tudo muito vazio e sem personalidade. A parte boa é que havia muito espaço para circular e respirar e para quem andava em grupo, conseguia-se ver tudo, trocando as opiniões entre nós.

Gostava de ter mais e melhores eventos em Portugal que se capitalizasse ano a ano o que aprendeu no passado, mas sinto que a LGW está a regredir. Não nos podemos esquecer que houve outro evento no norte do país, com algumas marcas a ter preferência nessa representação, bem como a chamada de alguns influenciadores para ajudar a chamar público para esse evento, mas há que ter novas ideias, nem que seja com ajuda de quem vive mais a cultura.

As minhas críticas são totalmente construtivas e sabendo que estes eventos são um negócio, também sei que o público em geral gostou do evento porque vão com as suas comunidades e grupos de amigos e isso sim é a melhor parte, ter alguém com quem partilhar estes momentos e foi essa a minha experiência, estar com pessoas que partilho gostos e celebrar cara a cara amizades feitas online.

Longa vida à Lisboa Games Week, mas algo tem de mudar nos próximos anos.