Alcatel Idol 4S

Alcatel Idol 4S: O ‘caixa de óculos’

Com um único smartphone a Alcatel conseguiu duas boas surpresas: uma aposta interessante na realidade virtual e a construção de um dispositivo muito acima da média. Chamamos ao Alcatel Idol 4S o ‘caixa de óculos’ pois além de a sua caixa transformar-se nuns óculos VR, para muitos consumidores poderá ajudar a ver melhor o trabalho que a Alcatel tem vindo a fazer no segmento dos dispositivos móveis.

O Idol 4s é uma evolução notória relativamente ao Idol 3 apresentado no ano passado e soube aprender com algumas características da concorrência para se transformar um bom telemóvel – o smartphone acaba por ser parecido com o Samsung Galaxy S6 e isto é um elogio.



O design é claramente um dos aspetos em destaque no Alcatel Idol 4S, assim como a sua construção em vidro e metal. O smartphone transmite uma sensação premium e uma imagem de grande qualidade, o que representa uma postura diferente relativamente a outros equipamentos que a Alcatel já tinha trazido para o mercado. Apontamos o dedo à saliência considerável provocada pela câmara fotográfica, mesmo que seja algo que parece começar a ser uma tendência de design.

Testámos o modelo topo de gama da Alcatel, o que tem um ecrã com uma resolução de 2.560×1.440 píxeis. O painel destaca-se pela vivacidade das cores, mas também pelos bons contrastes. Se a resolução está lá, são os factos de representar bem os pretos e de não exagerar nas tonalidades que conferem uma experiência de visualização muito acima da média.

A câmara fotográfica de 13 megapíxeis foi outra boa surpresa. As imagens captadas são bastantes nítidas, bem iluminadas e com bons níveis de detalhe. O sensor parece não ter o melhor desempenho na resolução de contrastes, mas esse não será um aspeto que fará grande diferença para a maior parte dos consumidores. Os disparos são rápidos e existem modos criativos como a possibilidade de gravar vídeo em câmara lenta.

Ainda do lado positivo temos a apontar o desempenho fluído e sem engasgos do telemóvel. Ajudou-nos a apanhar pokémons, a gerir redes sociais e a manter-nos a par da atualidade sem qualquer dificuldade. Passámos o equipamento pelo benchmark Antutu e conseguiu 82.000 pontos no sistema, o que o coloca em linha com o Samsung Galaxy Note 5 por exemplo.

Claro que nem tudo é positivo neste equipamento. Apesar do perfil de qualidade que o dispositivo apresenta, consegue ser um pouco pesado e nos momentos de maior processamento fica a escaldar ao ponto de ser incómodo – a construção em vidro deve ajudar a perceber parte deste efeito, mas a Alcatel devia ter trabalhado melhor no sistema de arrefecimento.



A caixa do smarpthone que é transformada em óculos de realidade virtual também acabou por ser um ponto negativo. Apesar de ser um acréscimo de qualidade ao telemóvel no geral e de até serem confortáveis, as lentes usadas não são as melhores. Produzem um efeito ‘aquário’ e cansam rapidamente a vista, podendo resultar mesmo em momentos menos agradáveis quando experimenta aplicações de realidade virtual sem grande qualidade gráfica.

É no entanto de louvar a criação de uma aplicação dedicada que leva o smartphone para um modo de realidade virtual e também por já virem incluídos de origem alguns conteúdos para experimentar em VR: jogos, imagens e um vídeo.

A verdade é que apesar dos 449 euros pedidos pelo Alcatel Idol 4S o smartphone apresenta inúmeras razões que justificam o valor: além das já referidas podemos apontar ainda a qualidade sonora do equipamento que recorre a quatro colunas; a autonomia que dá para mais do que um dia de utilização; alguns gimmicks que são possíveis graças ao botão Boom que, por exemplo, consegue tornar a nossa galeria de imagens num carrossel com as nossas melhores imagens com apenas um toque; na caixa vem um película temperada e uma capa de proteção para o telemóvel, o que dispensa a compra de acessórios.

O Alcatel Idol 4S entra para a nossa lista de recomendações pois apresenta uma proposta de valor justa na relação qualidade-preço.

Apesar de ter especificações inferiores, os consumidores podem optar pelo Alcatel Idol 4 cujo preço ronda os 299 euros – partindo do princípio que a tónica dos equipamentos é semelhante, então também deve representar uma boa proposta de valor.

Alcatel Idol 4S
Design e construção
9
Ecrã
8
Fotografia
8
Performance
8
Autonomia
7
Software
8
Reader Rating3 Votes
8
Materiais de construção
Qualidade do ecrã
Software adaptado para VR
Aquece demasiado
Lentes dos óculos VR
Vidro suja com facilidade
8
EM 10