alternativas gmail

Há mais mundo além do Gmail. Conheça serviços alternativos de email

O Gmail é um dos mais conhecidos e mais usados serviços de correio eletrónico do mundo. Segundo dados da Google, partilhados no ano passado, o Gmail já conta com mais de mil milhões de utilizadores ativos. Este valor faz da plataforma de correio eletrónico uma das mais relevantes no universo digital.

Se tal acontece é porque o Gmail tem de facto bons argumentos para convencer os utilizadores. É uma solução simples, fiável e com funcionalidades de relevo – silenciar emails de grupos, trocar de forma rápida de conta de email, forte integração com outras aplicações da Google e um poderoso motor de busca interno.




Também há aspetos menos positivos – como o sistema de publicidade que está integrado logo acima das inboxs prioritárias. Não é que sejam anúncios intrusivos, mas para muitos utilizadores é desconfortável a ideia de ter publicidade direcionada num serviço que devia ser privado.

Dado o seu elevado número de utilizadores, é muito provável que quem esteja a ler este artigo até seja utilizador do Gmail e esteja plenamente satisfeito com a proposta da Google.

Leia também | O spam está de volta e veio para entregar malware

Mas este é um dos lados positivos da internet: existem muitas e boas soluções para o mesmo problema e experimentá-las – ou pelo menos conhecê-las – é uma mais-valia que todos os utilizadores deviam aproveitar.

Esteja ou não à procura de um novo serviço de email, estas são algumas das melhores alternativas ao Gmail.

FastMail

De acordo com os valores oficiais da empresa, são já 150 mil os utilizadores um pouco por todo o mundo que estão a usar o Fastmail para as suas necessidades de correio eletrónico. Um dos aspetos que a FastMail destaca é justamente o facto de garantir ao utilizador uma caixa de entrada sem publicidade e sem ferramentas de monitorização.

O serviço está disponível em versão web e em formato de aplicação para iOS e Android. Há suporte para dupla autenticação e a ferramenta integra ainda um motor de busca interno que varre não só os emails, como também os apontamentos no calendário e a lista de contactos.

O FastMail não é uma solução gratuita: pelo equivalente a 27 euros o utilizador tem uma caixa de email com 2GB, mas pelo equivalente a 45 euros tem uma caixa com 25GB de armazenamento. Nos modelos de subscrição mais caros o utilizador pode até definir o seu próprio domínio de email [@exemplo.com]. Os interessados podem experimentar um período de 30 dias gratuito.

Serviços de email | Fastmail

iCloud

A Apple não é a empresa mais forte do mundo em serviços online, mas isso não significa que a marca da maçã não tenha uma grande variedade de soluções caso os seus utilizadores prefiram manter um ecossistema de utilização sob uma única grande tecnológica.

O iCloud acaba por ser uma solução endereçada apenas para utilizadores que têm dispositivos Apple – iPhone, iPad, iPod ou Mac. Isto acontece porque apesar de ser possível a qualquer pessoa criar uma conta iCloud, só nos dispositivos da Apple é que é possível ativar pela primeira vez a plataforma de email – depois também é acessível no Windows via browser.

Se for o seu caso, além de poder assegurar um endereço @icloud.com, vai também usufruir de 5GB de armazenamento e terá garantidas todas as principais funcionalidades de um serviço de email.

Serviços de email | iCloud

Zoho Mail

A equipa da Zoho não esconde que este é um serviço de email mais orientado para as empresas e para quem procura uma utilização que privilegie a colaboração.

O Zoho Mail acaba por ser interessante pois junta um pouco o conceito de rede social ao conceito de email. Por exemplo, vai poder ‘gostar’ de mensagens que os seus contactos lhe mandam – contactos esses que podem estar divididos por grupos.

Também é possível identificar outros utilizadores no meio das mensagens para que estes sejam automaticamente adicionados à conversa – lá se vai o ‘velhinho’ CC. Há várias opções de produtividade que vai poder explorar no Zoho Mail, como a possibilidade de partilhar com um contacto toda uma pasta de emails, podendo ainda escolher se o destinatário só pode ler ou se também pode responder.

O serviço é gratuito até 25 utilizadores de uma organização e garante 5GB de armazenamento a cada um. Também existem opções pagas. E atenção que a configuração desta plataforma é complexa.

Serviços de email | Zoho Mail

Hushmail

Esta é uma alternativa de email para aqueles que procuram uma solução pragmática – o interface do Hushmail é simplista e o grande diferencial acaba por estar no elemento da segurança.

Se enviar um email através do Hushmail para alguém que já é utilizador do serviço, a encriptação da mensagem será feita por defeito. Por outro lado, se enviar um email para um utilizador do Gmail por exemplo, então no final da mensagem vai encontrar uma caixa que se selecionada vai também encriptar essa comunicação.

O Hushmail garante ainda aliases infinitos e mais um conjunto de funcionalidades que só estão disponíveis para os utilizadores da vertente empresarial da plataforma. Os interessados podem ter acesso a um período experimental de 14 dias.

Serviços de email | HushMail

Yahoo Mail

A Yahoo pode ter sido vendida recentemente, mas isso não significa que os seus serviços estão ‘condenados’ – pelo menos ainda não houve qualquer indicação nesse sentido. Por esta razão o Yahoo Mail continua a ser uma das melhores opções para quem está à procura de uma ferramenta de correio eletrónico.

Em termos de interface o Yahoo Mail é um dos mais bem conseguidos e consegue integrar de forma simples diferentes ferramentas que costumam ser úteis para quem usa o email como uma ferramenta de comunicação diária – tem calendário, um notepad e até um serviço de messaging. Destaque ainda para o serviço de anti-spam que por dia bloqueia 15 mil milhões de mensagens em todos os utilizadores.

Outro aspeto positivo é que ao criar um Yahoo Mail vai estar a garantir uma caixa de entrada com 1 terabyte de armazenamento. Tendo em conta que os anexos máximos permitidos são de 25MB, pode receber 40 mil mensagens na sua capacidade máxima – em serviços concorrentes poderia receber 200 emails apenas.

Mas atenção: tal como no Gmail, os anúncios no Yahoo Mail são persistentes.

Serviços de email | Yahoo Mail

Tutanota

Mais uma solução de email que foi criada a pensar na privacidade e na segurança dos utilizadores. Com o Tutanota a palavra encriptação é a mais usada para descrever o serviço.

Outro dos aspetos positivos desta plataforma é o facto de ser construída em código aberto, querendo isto dizer que a qualquer momento os programadores podem verificar o código da plataforma para perceberem de facto se os níveis de privacidade prometidos estão a ser cumpridos.

A versão gratuita do serviço pode ser limitadora – apenas 1GB de espaço, sem possibilidade de criar aliases e sem poder criar regras para a caixa de entrada. A versão paga desbloqueia estas funcionalidades e apenas vai custar 12 euros por ano. Se quiser aumentar a quantidade de armazenamento, então o custo será ainda maior.

Serviços de email | Tutanota

ProtonMail

Aquele que começou por ser um serviço de email usado quase exclusivamente por funcionários da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN na sigla em inglês), é agora a escolha para um milhão de utilizadores.

Tal como outras propostas já aqui referidas, o ProtonMail aposta tudo na privacidade e na encriptação. À semelhança do Hushmail, é também uma solução que garante a encriptação das mensagens mesmo que estas sejam enviadas para utilizadores fora do universo ProtonMail.

A versão gratuita apenas garante 500 MB de armazenamento e o utilizador está limitado ao envio de 150 mensagens por dia. Não são os elementos mais apelativos num serviço de email, mas talvez o ProtonMail possa ser a sua escolha para utilizações mais específicas e que envolvam a troca de dados mais sensíveis.

O utilizador tem a opção de dividir os emails por etiquetas, aplicar filtros para uma melhor gestão das mensagens recebidas e também pode ativar um serviço de VPN sobre o email.

Serviços de email | Protonmail

Outlook

Juntamente com o Gmail, é um dos mais conhecidos e usados serviços de email do mundo. A ferramenta desenvolvida pela Microsoft é também uma das que agrega mais funcionalidades pois há anos que a tecnológica tem vindo a aprimorar o seu produto de correio eletrónico.

A integração direta com o Skype é uma das armas mais poderosas deste Outlook, assim como a integração com diferentes calendários e que têm opções de notificação. O Outlook apresenta também um dos interfaces visualmente mais modernos e a velocidade de carregamento dos emails, com ou sem imagens, é um dos pontos fortes desta solução.

Serviços de email | Outlook

Conhece outras plataformas de email? Partilhe as suas sugestões.