Toneladas de ação? Excelente combate? Historia completamente radical? Música excelente? Eis Devil May Cry 5, o mais recente título pela criadora da série, Capcom.

Depois de um interregno de mais de 10 anos, e com o último título da série a ser lançado pela Ninja Theory, a Capcom está de volta, com o final do arco da história de Dante, voltando as raízes do jogo e passando, com este, uma carta de amor a todos os fãs da série.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Dirigido por Hideaki Itsuno, este DMC 5, parte da premissa, de ser o mais estiloso, o mais avançado tecnicamente e o melhor jogo da ação da sua geração. E verdade seja dita, já tínhamos saudades, das suas personagens e do combate fluido e bastante responsivo e divertido.

História e Sistemas

Em DMC 5 mais uma vez, a terra é invadida pelas hordas, de demónios, do inferno, desta vez dirigidos por uma poderosa e estranha personagem Urizen. E mais uma vez o destino da terra está nas mãos de 3 Demon Hunters, o famoso DanteNero e o misterioso V. Ao longo do jogo, a história, vai-se devolvendo sobre a perspetiva destas 3 personagens, de uma forma gradual e bem estruturada, se bem que no início se faça de uma forma algo lenta. Só a partir de meio do jogo para a frente, a história, começa a ganhar ímpeto tendo um clímax excelente. No Spoilers!

O jogo está estruturado de uma maneira bastante linear, estando dividido por várias missões e em cada uma destas missões, antes de as começarmos, podemos personalizar as habilidades e armas  utilizando os famosos  Red Obrs, que vamos apanhando ao longo do jogo e que nos são dados também pela pontuação de estilo que nos é dada no final de cada missão. Algumas dessas habilidades e combos, que vamos desbloqueando, podem também ser experimentadas antes de as comprar, o jogo automaticamente manda-nos Void, onde nos ensina como utilizar essa habilidade ou combos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Além dos Red Orbs, temos também os Blue Orbs que nos aumentam a vitalidade e os Purple Orbs que nos aumentam o Devil Triger, basicamente este é como se tratasse de um poder especial de cada uma das personagens.

Luta com estilo? O que é isso? A série DMC sempre foi bastante conhecida por atribuir aos jogadores, e compensar os jogadores (Red Orbs), pelo estilo e diversidade de combos que o jogador conseguir executar durante as missões. É então atribuída no fim uma letra, numa escala de C (o mais fraco) a SSS (o máximo). Quando atingimos o máximo há aquela satisfação de termos atingido o estilo máximo e termos interligado todos os combos fluidamente.

A diversidade de Gameplay

As três personagens, além das diferentes perspetivas da história, trazem também uma enorme diversidade ao nível de combate, estilo e jogabilidade.

Nero, sendo a personagem mais nova, e aquela e que se centra o início do jogo, é também aquela que nos apresenta um maior sentimento de raiva dentro dela estando sempre a tentar provar que é tão bom como Dante, isso passa também pelo estilo de combate, este tem uma espada que por sua vez tem algo que funciona como um punho de uma mota, aqui se acelerarmos e depois fizermos um ataque com a espada este faz mais dano. Nero também usa uma pistola como arma de longo alcance, e tem além disso uma característica totalmente diferente, usa um braço prostético Devil Breaker, que lhe dá ainda mais profundidade no seu combate. Estes braços criados, pela personagem Nico, uma perita de armas e uma personagem bastante importante para Nero, já que é ela que cria os diferentes tipos de braços com diferentes habilidades para este, trás também uma excelente diversidade as habilidades de Nero, já que, dependendo do tipo de braço, os pode usar de maneira ofensiva e defensiva.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Por sua vez é a personagem que mais difere das 3, a mais misteriosa, anda sempre com um livro de poemas na mão, e só mais a frente saberemos o que realmente se passa com esta personagem. Este utiliza um tipo de combate mais passivo, ficando mais atrás, e utilizando, os seus companheiros, que invoca, um Grifo que utiliza ataques a distância, e uma pantera se serve para os ataques, corpo a corpo. V pode também evocar uma enorme personagem, Nightmare, que surge no meio do combate e que faz bastante dano nos inimigos. No entanto esta só pode ser evocada com a barra do ataque especial cheia.

Por ultimo temos Dante, é Dante, o sarcástico e divertido Demon Slayer. É a personagem com mais meios, apresenta-se com estilos de combate diferentes que podem ser mudados durante o jogo, várias armas de distância e varias armas de combate corpo a corpo, o que faz com que Dante seja, de longe, a personagem com mais profundidade a nível de combate, tendo também um dos ataques especiais mais fortes

Todas estas diferenças perfazem com que o combate seja sempre diferente, mas ao mesmo tempo super divertido, com uma profundidade enorme, fácil de aprender, mas difícil de dominar. Trish e Lady também surgem na história, mas a sua aparição é só a um nível abstrato e de história, não sendo tão desenvolvidas como as outras personagens, um ponto que pode ser melhorado Capcom.

Alta Fidelidade gráfica e musical

Além das personagens e jogabilidade a qualidade técnica do jogo é fabulosa, o jogo corre a 60 FPS, tanto nas consolas como no PC. Eu pessoalmente joguei numa PS4 PRO e praticamente não tive qualquer quebra de frames do princípio ao fim do jogo.

Os cenários estão simplesmente espetaculares, e a escalada de algumas lutas de Bosses é excelente. Outro aspeto extremamente positivo, a Capcom não descorou as batalhas com os bosses, algumas delas são épicas… preparem-se. A variedade de inimigos é enorme o que faz com que o combate também não se torne tão repetitivo, fazendo como que usemos diferentes modos de abordagem para enfrentar os diferentes inimigos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Uma coisa muito importante e que fez parte sempre da série: Não descurem a exploração dos diferentes níveis, já que a boa exploração garante mais Orbs segredos, Lore e missões secretas. Esse Lore, que nos fica disponível na galeria e aonde podemos saber informação adicional acerca das personagens e do mundo de DMC5.

A música durante o jogo é algo que se  entranha, enquanto vamos destruindo os demónios, abrange diferentes estilos de música desde o Techno ao Hard Rock e faz com que houvesse uma autêntica simbiose entre combate e música, espetacular!

Futuro e Multiplayer

Em Devil May Cray 5 surge também, pela primeira vez, um tipo de Multiplayer assíncrono, o chamado Cameo System. Basicamente durante alguns níveis, através da informação de outro jogador, este modo faz com que pareça que estamos a lutar com outro Demon Hunter ao nosso lado, o que tem a sua piada. Além de tudo isto a Capcom não quer deixar o crédito por mãos alheias, e irá continuar a suportar o jogo, já a partir de 1 de abril, os jogadores irão receber um update gratuito de um novo modo de jogo o Bloody Palace. Este novo modo de jogo é basicamente um modo Survival, com vários níveis, em que o jogador terá de derrotar hordas de inimigos e Bosses durante um tempo preestabelecido, diversão garantida.

Considerações Finais

Depois de tantos anos de interregno por parte da Capcom em relação a este jogo, eis que nos surge uma Homage aos fãs, um fabuloso, divertido puro e duro Hack and Slash, um regresso as raízes da série, mas com uma excelente evolução a nível técnico.

Desde a jogabilidade, a historia, os gráficos e visuais Devil May Cry 5 é realmente uma evolução fabulosa nesta série.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Devil May Cry 5 é dos jogos mais divertidos que joguei nos últimos tempos, e sem dúvida que os fãs e as pessoas que jogarem pela primeira vez vão ter horas de diversão e um sorriso estampado nos seus rostos. Sim a Capcom está de volta!

 

N.R.: A análise a Devil May Cry 5 foi realizada numa PlayStation 4 Pro com acesso a uma chave para a versão final do jogo gentilmente cedida pela EcoPlay

 

Devil May Cry 5
Fluidez dos gráficos 60 FPSExcelente combate com bastante profundidadeBanda sonora e o design dos níveis
Historia demora a desenvolverAlgumas personagens podiam ser mais desenvolvidas
9EM 10
Votação do Leitor 0 Votos
0.0
Sem mais artigos