greedfall capa

Análise GreedFall

Quando pensamos jogar um RPG, a maior parte deles começa sempre num tempo medieval, com armaduras e afins, o que por vezes pode começar a saturar alguns jogadores. Mas e se vos dissesse que tenho para vocês um RPG, mas num tempo completamente diferente?

Passado no século XVII, GreedFall, feito pela Spiders poderá ter trazido algo inovador, mas será o suficiente para agradar a todos?

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Spiders é um estúdio que nos últimos anos nos deu jogos de role-playing com um sucesso mais ou menos moderado. Nem Bound by Flame, nem The Techmonancer causaram grande furor em termos de vendas ou críticas, mas é preciso reconhecer que as ideias eram boas e que talvez o problema fosse uma ambição que escapou ao orçamento de um jogo AA.

Outra das características marcantes do estúdio são os temas muito variados, da fantasia sombria à ficção científica, todos com claras influências na jogabilidade e nos sistemas que vemos nos jogos da BioWare. O novo projeto da equipa francesa é Greedfall, que talvez seja, injustamente, esquecido devido ao bombardeamento de lançamentos no último trimestre deste ano. No entanto, é preciso dizer que a Spiders conseguiu dar um passo importante em termos de qualidade. Este é, até ao momento, o jogo mais completo da equipa, que embora não pretenda reinventar os RPG’s do lado ocidental mostra desta vez menos falhas e valores de produção altos.

Como havia sido anunciado desde o começo da produção do título, na Spiders estão concentrados, com grande sucesso, na estética europeia do século XVII. É surpreendente que existem muito poucos jogos que tirem proveito dos séculos de história do velho continente – excluindo casos como Assassin’s Creed ou o recente A Plague Tale: Innocence – porque é a época perfeita para muitas aventuras e role-playing games: tempos sombrios, violentos, com pandemias mortais, descobertas científicas e muitos mistérios inexplicáveis ​​para a ciência daquela altura.

Greedfall começa com um aparente realismo. O nosso personagem embarca numa viagem para uma nova ilha, “o novo mundo”, que se acredita ser a cura para um mal que destrói a população do continente superpovoado. Um raio de esperança para todas as pessoas doentes com uma praga estranha. Mas é claro que esta terra também apresenta muitos perigos fantásticos – como criaturas monstruosas -, por exemplo, entraremos em conflito com mercenários ou até mesmo caçadores de tesouros.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Começamos por criar a nossa personagem, homem ou mulher, e escolher os seus atributos iniciais. Podemos escolher uma “classe”: como guerreiro, mágico ou técnico e investir pontos nas suas habilidades, dentro e fora de combate. Mas Greedfall tem um progresso bastante livre e não estaremos ligados a um tipo específico de jogo – não existem classes como tais.

Com um objeto, podemos adquirir recursos variados e até reposicionar esses pontos para tentar outras estratégias. As habilidades estão diretamente relacionadas ao combate, e são divididas em três categorias: guerreiro – técnicas com armas de uma e duas mãos, técnico para controlar o campo de batalha – armadilhas elementares – e feitiços ofensivos. Temos também atributos, melhorias passivas que afetam o que podemos usar na batalha – precisão, agilidade, força, constituição, poder mental, vontade – e talentos – ciência, intuição, forçar bloqueios, artesanato, vigor – focados em questões fora da luta.

O combate

Quanto ao combate, há um ataque rápido, outro forte, e uma série de movimentos defensivos, como uma evasão ou um contra-ataque. Existem várias armas inspiradas na época, como espadas, machados e armas de fogo rudimentares – as balas não abundam, portanto, não podem ser desperdiçadas – além de outras técnicas, como um ataque devastador com danos e desequilíbrios adicionais onde é usada barra de fúria, que recompensa os jogadores mais ofensivos.

O estilo de combate permite batalhas muito divertidas, principalmente se tirarmos proveito de todas as possibilidades à nossa disposição. É necessário saber manter distâncias, sendo uma autentica dança procurar o momento preciso em que os inimigos descontraem. Funciona muito melhor com um único inimigo do que com vários, porque existe o risco de cair numa confusão e ser morto instantaneamente, enquanto se tenta arranjar tempo para executar os ataques – ou curar -. Além disso, na dificuldade normal, existem bosses ou inimigos que, se não estivermos bem preparados, podem acabar connosco em três golpes. Tanto o protagonista, como os inimigos têm uma armadura – representada por uma série de escudos de vitalidade – que interessa destruir o mais rápido possível para causar danos significativos à sua saúde.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O combate físico não atinge cotas brilhantes, mas a sensação melhora com um caráter equilibrado que também possui recursos mágicos; isto é, não recomendo que se especializem em todos os pontos de um cavaleiro. Combinar espadas com o uso de magia à distância torna Greedfall mais divertido e fluido; gastamos a mana, combatemos enquanto nos recuperamos e depois lançamos projéteis mágicos novamente.

Além disso, temos uma pausa tática opcional para acedermos silenciosamente a todos os objetos, técnicas, magia e configuração de atalhos; portanto, se quisermos uma jogabilidade completamente em tempo real, podemos fazê-lo sem problemas, colocando o mais usado na cruzeta. Quando comparamos Greedfall com Technomancer conseguimos perceber que o estúdio Spiders claramente melhorou os parâmetros de luta, embora ainda existam alguns aspetos a ser polidos. Em espaços fechados – que felizmente representam uma pequena percentagem de batalhas – a câmara tende a enlouquecer, existindo falta de espaço para manobrar. Em suma – um bom sistema de combate, mas não o melhor de sempre.

greedfall capa

Mais do que ação

Felizmente, Greedfall é muito mais do que um jogo de ação e os seus pontos fortes estão em outras secções. Será possível superar as missões de várias maneiras, nem sempre precisaremos de sacar de uma espada. Numa das primeiras missões, devemos resgatar um personagem sequestrado e temos várias alternativas:

O mais direto – Enfrentar todos os guardas e após a batalha procurar dentro do edifício com tranquilidade.

O mais discreto – Derrubar uma porta dos fundos, se tivermos os pontos necessários, e de forma furtiva passar entre os guardas ou então, conseguirmos roupas que nos façam passar por lugares teoricamente fechados.

Lutaremos e muito em Greedfall, mas muitas missões tendem a fornecer alternativas de resolução. Tudo vai depender da nossa preparação para o combate, do perfil do personagem ou do interesse em procurar outras opções, como a criação de objetos. É claro que, embora exista um sistema furtivo que ajude a evitar confrontos, é muito básico e nem sempre divertido. Da mesma forma, o jogo possui recursos que reagirão aos nossos atos ou diálogos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mesmo os camaradas, que são úteis na luta para dispersar a atenção dos inimigos ou como suporte de cura, podem ficar descontentes com o que decidimos – por exemplo, escolhendo uma rota com riscos. Cada um representa um estilo, eles têm as suas próprias conexões com as fações e existem opções para o romance. Não é que Greedfall faça algo realmente novo no género em termos de reputação e alianças, ou mesmo com relação ao passado do estúdio, mas sem dúvida este mundo é muito mais emocionante do que o do Technomancer, e é melhor executado.

Devemos mencionar que Greedfall não é um mundo aberto como estamos acostumados na maioria dos jogos atuais de role-playing. Por sua vez, apresenta áreas – cidades, campos – ao estilo de Dragon Age: Inquisition, com tamanho intermediário ou grande. Quando atingimos um dos seus limites, podemos selecionar o próximo destino no mapa. Passaremos horas na mesma cidade, investigando todos os seus segredos e a obter missoes adicionais para que com isto consigamos melhorar o nosso equipamento. É denso o suficiente para que os intervalos não sejam irritantes. Um mapa desse tipo, com opções abundantes para viagens rápidas, evita longas caminhadas entre pontos que, se mal carregados e vazios, seriam contraproducentes. Há também um sistema de tempo onde podemos ajustar a hora do dia descansando em certos locais.

Considerações finais

Em resumo, Greedfall destaca-se pelo seu mundo, liberdade de personalização e alternativas para superar o desafio com sucesso. Até as suas missões são muito inspiradas. A equipa mencionou como objetivo não cair nas tarefas típicas de desempenhar o papel, e para que todas as pesquisas façam sentido na narrativa não veremos um pedido para “caçar dez ursos porque sim, ou não poderás salvar a humanidade”. Isso significa que a duração do jogo não atinge as 100 horas – ou mais – de outros RPGs, mas temos algo em torno de 30 a 40 horas, dependendo de quanto exploramos as missões paralelas, mas com um ritmo excelente.

A Spiders usou o seu próprio motor, o Silk Engine, que nos surpreendeu agradavelmente. Apesar de já ter sido visto em outros projetos, Greedfall faz uso dele como nenhum antes, graças aos aspetos artísticos, para oferecer um mundo natural muito detalhado e perfeitamente estável na versão testada – PlayStation 4 Pro. No entanto, é o design artístico que mais impressiona: as cidades são lindas, tanto fora quanto dentro dos edifícios; A arquitetura europeia parece fenomenal, e encantará aqueles que apreciam o ambiente húmido e sujo das cidades vistas em certos jogos como Assassin’s Creed, Vampyr ou The Order: 1886.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

De qualquer forma, a paleta de cores quentes – que emula a pintura barroca – pode ser um pouco monótona, mas não conseguimos pensar num melhor tom para um jogo como Greedfall. Os rostos em geral são um tanto genéricos e pouco expressivos, parecem manequins que apensa movem a boca, mas, dada a quantidade de diálogos e personagens no jogo, também não é um problema sério. Olivier Deriviere é o compositor de banda-sonora e mais uma vez demonstra a sua versatilidade com músicas, principalmente ambientais, que, fora do jogo, não farão muito sentido, exceto nos temas mais épicos. Os jogadores lembrar-se-ão do compositor através de trabalhos como Remember Me, Vampyr, 11-11: Memories Recold, A Plague Tale: Inocence ou colaborações com Spiders – Bound by Flame e The Tehcnomancer– estando também a trabalhar na banda-sonora de Dying Light 2.

Em Greedfall foi mostrada uma trajetória ascendente, existe talento no estúdio Spiders. Um orçamento maior é percetível num mundo de cenário espetacular, uma história mais interessante, um sistema de combate que sem ser revolucionário é divertido, flexível ao escolher o nosso estilo de luta e missões sem grandes desvios.

Ainda há alguns aspetos que têm de ser polidos, mas estamos diante de uma das agradáveis ​​surpresas da temporada que confirmam o bom estado de saúde do papel europeu.

N.R.: A análise a Greedfall foi realizada numa PlayStation 4 Pro com uma cópia do jogo, gentilmente cedida pela EcoPlay

 

Banner Patreon Future Behind

Greedfall - Muito mais do que um jogo de ação
Reader Rating0 Votes
Um RPG bastante envolto em todas as secções
Personalização detalhada e variedade de soluções para cada missão
Ambiente que se distingue
Combate Físico poderia ser mais preciso
Descrição muito básica
Caras sem expressão
3.9