qycdbn1yjtyqegeinjno

Análise Team Sonic Racing

Vamos dar uma volta no tempo, pode ser? Estamos em 2012 e a SEGA, juntamente com a Sumo Digital, lança uma série de corridas com todas as personagens icónicas da companhia, com karts, aviões e barcos (tal como Diddy Kong Racing para a N64) juntamente com mais umas quantas localidades que os jogadores certamente se iriam relmebrar dos tempos da Mega Drive até à Dreamcast.

85A5FBF3 51A4 4E60 8B0E 796A47586171
Worten Game City – Sabádo 01/06/2019

Estamos de volta a 2019 e agora temos outras consolas, tais como a Nintendo Switch, Xbox One ou até mesmo Windows PC, mas eu quero-vos falar da consola onde iremos fazer esta análise: a Playstation 4. Se formos a ver o catálogo da consola, este não tem muitas escolhas para jogos de corridas estilo arcade, especialmente se contarmos com jogos de estilo Kart.

Para mudar isto, algumas produtoras querem tentar mexer neste estilo e trazer algo novo para a mesa, algo que se possa distanciar da concorrência e que seja tanto divertido como ousado. Com isto em mente a  Sumo Digital lançou mais um jogo de karts onde a estrela maior é o ouriço azul que todos conhecemos… Sonic.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas este parece que segue um caminho diferente, com uma vertente mais para o lado do cooperativo, mas será que pode fazer rivalidade com outros jogos, como Mario Kart? É para isso que estou aqui, com a minha opinião sobre Team Sonic Racing.

Para começar, temos o que gostaria de chamar o tutorial, ou mais conhecido neste jogo como “Team Adventure”, onde Sonic e amigos (e até certos inimigos) são convidados por um tanooki chamado de Dodon Pa para correr com as suas máquinas numa série de provas que irão desafiar as habilidades de cada um em corridas por equipas. Mas claro que poderá haver algo escondido no meio disto tudo….

A campanha é dividida em capítulos, cada um com uma série de desafios que podem ser acedidos pela ordem que quiserem, sendo que só precisam de pelo menos 3 ou 4 para passar ao próximo capítulo, mas que poderão fazer o resto dos desafios especiais para desbloquear itens que irei falar mais tarde. A primeira má impressão que tive foi logo nas cutscenes que são inseridas durante a história, sendo que não passam de imagens já prefeitas só com as personagens em certas poses e voz, apesar de haver algumas boas vozes, outras dão uma sensação que estavam só a ler dum cartão… pelo menos temos a opção de passar estes diálogos e passar logo para a ação com um simples premir dum botão.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A história em si achei-a interessante, mas nada de outro mundo… certas vezes até previsível. Funciona como algo que não vai ficar na mente dos jogadores mas que serve para aprender as mecânicas do jogo.

Como mencionado anteriormente existem algumas missões bónus espalhadas pelo modo historia que dão mais algumas moedas que podemos usar para comprar as peças e alguns vinis. O problema é que isto é basicamente o começo e o fim do conteúdo oferecido. Fora disso, as diferentes opções do modo de jogo parecem vazias e desinteressantes. Era interessante ver a Sumo Digital a sair da sua zona de conforto e, no futuro, adicionar conteúdo que pudesse inovar dentro do estilo.

sc6az3

Tenho de relembrar um ponto: este jogo tem bases fundamentais de outros jogos de corridas que a Sumo Digital já produziu para o ouriço azul. Isto nota-se tanto no controlo dos diferentes carros que estarão disponíveis para o jogador como no estilo de gameplay de cada personagem. O manusear dos carros é simples e prático para aqueles que não estão muito familiarizados com técnicas de drifting. A variedade dos carros disponíveis é interessante, quase que têm vida própria, quase como se estivéssemos a ver aqueles carros da Hot Wheels que gostávamos de colecionar e brincar em criança.

Em termos de jogabilidade, achei que Team Sonic Racing poderá ser um dos jogos de karts mais interessantes já que durante as corridas terão que exigir táticas e estratégias entre os elementos da equipa, o que dá uma dinâmica diferente, mas agradáveis, ao jogo. Como o nome indica, existe uma grande ênfase no trabalho de equipa o que acho um ponto interessante.

Todos os corredores terão uma mentalidade independente o que em certas vezes ajudou-me, mas também poderá custar a corrida se os teus parceiros forem controlados pelo IA, apesar de não ser difícil ganhar as corridas que nos são propostas. Mas claro que neste tipo de jogos, vais precisar de algo para manter a “chama” da corrida, portanto nada melhor do que umas cápsulas com Wisps, cada uma dará uma habilidade que pode dar um boost ao carro como até fazer aparecer notas musicais para atordoar os adversários… caso queiram algo mais hardcore até podem preencher o ecrã para que os adversários não consigam ver nada.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A mecânica de trabalho de equipa não para por aqui, já que poderás trocar items entre os teus parceiros para os ajudar a chegar a uma posição mais elevada ou até mesmo para fazer com que elimine um adversário que esteja a ser chato.  Estz ajuda pode ser bastante util, imagina-te na liderança mas com alguém a ameaçar essa posição… podes pedir a ajuda e até podes receber alguns items que são específicos para a classe da tua personagem e assim conseguir manter o primeiro lugar.

Existem ainda outras habilidades como a slipstream (um trilho que o corredor da frente deixa e que poderá ser usado para dar avanço ou deixado para atrás) e a slingshot (parecida com a splistream, mas neste caso ao ficar um tempo e depois de sair do trilho dá um boost ao carro, este dependendo de quanto tempo esteve a carrega-lo), e ainda o “Ultimate Team Boost” que ao fazer ações durante a corrida encherás uma barra, no fim de cheia poderás premir o botão para dar um boost a todos os elementos da equipa, fazendo com que fiquem temporariamente invencíveis e muito rápidos, o que dá jeito para aqueles momentos empolgantes onde qualquer segundo conta para ganhar a corrida.

E os carros?

Os carros em si têm uma parte importante no jogo, como já tinha sido escrito anteriormente.  As personagens estão divididas em três categorias:Velocidade para as personagens que são mais rápidas no circuito, mas com pouca defesa; Técnicos que são os mais fáceis de controlar e que mesmo saindo fora da pista, conseguem ter melhor controlo e por fim os que têm poder, que são mais virados para atacar outros corredores e que podem destruir obstáculos pelo caminho, sendo que uma equipa com um elemento de cada traz balanço para as corridas, tornando-se mais fácil chegar à meta em primeiro lugar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas por muito bons que sejam os carros nada melhor que fazer umas mudanças, sejam elas visuais ou técnicas. Em Team Sonic Racing podemos alterar a cor do carro ou mesmo copiar o estilo de um carro especifico para o nosso bólide. A nível mecânico também podemos fazer alterações mas as partes necessárias terão que ser arranjadas através de mod pods que poderás comprar com o crédito do jogo. O problema deste sistema é o facto de te dar peças ao acaso ou então itens que poderás usar, apenas, no modo aventura, como um boost no inicio da corrida ou ganhar ultimate mais rápido.

Multiplayer

O multiplayer é onde o jogo realmente brilha. Ao jogar localmente as partidas com amigos podem ficar caóticas rapidamente, mas um caótico bom: Gritar com amigos pedindo por wisps, ou ser exterminado por amigos porque acabaste em último lugar e acabaste por arrastar a pontuação geral da equipa para baixo, proporciona um senso de diversão descontraído que muitos jogos não oferecerem. Por outro lado, se passares para o modo multiplayer online encontrarás um nível mais elevado de competição que o Team Sonic Racing tem para oferecer. A necessidade de cooperação obriga a que não te preocupes contigo mesmo mas sim estar constantemente ciente de onde os teus companheiros de equipa estão, quais as estratégias que eles têm e que assistência tu podes lhes podes fornecer. Para te ajudar a interface mostra constantemente onde é que andam os teus companheiros de equipa bem como as suas stats.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Mas se por alguma razão não estás interessado na ideia de corridas em equipa, é possível jogar Team Sonic Racing no modo singleplayer, tal como em todos os outros jogos do género. Poderás jogar desta forma localmente ou online. O problema é que como o jogo foi pensado para ser jogado em equipa conduzir sozinho pode parecer um pouco vazio dado que os itens não são tão abundantes como em Mario Kart, por exemplo, mas as pistas são igualmente largas. Por outras palavras, o jogo no geral e as pistas em particular foram pensadas para jogar em equipa o que faz com que o modo singleplayer seja tudo menos empolgante.

ar4sr

E que tal esse desempenho?

O desempenho destaca-se em particular com 60 frames por segundo para a maioria dos casos, mas nota-se alguns momentos de lentidão na PlayStation 4 padrão. A apresentação é boa mas os visuais não são particularmente impressionantes. O titulo apresenta-se com um estilo claro e colorido, com detalhes interessantes mas nada que te vá surpreender.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em termos de áudio a música é estrondosamente fantástica. Com muitos temas de alta energia que casam perfeitamente com a ação e remasterizações de velhos clássicos com novos beats (com uma pequena ajuda de Tee Lopes e dos Hyper Potions). No entanto, nota-se alguns efeitos atrasados ​​e instâncias da mistura notavelmente desligadas… principalmente quando as personagens falam durante a corrida. Não é um problema constante mas existem momentos em que não se consegue ouvir ou perceber o que as personagens estão a dizer… O que às vezes até pode ser bom 😉

jyxlglof5nivqze29yop

Considerações Finais

Team Sonic Racing é um retorno forte aos jogos de corrida kart da Sumo Digital, construído sobre uma base sólida de jogabilidade, os riscos assumidos com a implementação da dinâmica de equipas são compensadores e diferenciam a Team Sonic Racing de outros títulos disponíveis na sua categoria. Embora o jogo pudesse ter mais alguns modos como reforço em termos de conteúdo pós-história, Team Sonic Racing é uma experiência versátil que os fãs da franquia vão adorar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Team Sonic Racing já se encontra disponivel para Xbox One, Nintendo Switch, Windows PC e PlayStation 4.

 

N.R.: A análise a Team Sonic Racing foi realizada numa PlayStation 4 com um código de acesso ao jogo gentilmente cedido pela EcoPlay.

Team Sonic Racing - Uma empolgante e amigável colisão entre amigos
Reader Rating0 Votes
Gameplay refinado
Mecânica de equipas interessante
Forte componente online
Excelente Soundtrack
História pouco interessante
Falta de conteúdo extra
Glitches no som, mas nada de outro mundo
3.5
EM 5
O Future Behind em "Dark Mode"