Xbox League Portugal

Microsoft abre porta aos eSports com a Xbox League Portugal

A grande rival da Microsoft no segmento dos videojogos, a Sony Interactive Entertainment, já tem desde 2015 uma iniciativa em Portugal dedicada aos desportos eletrónicos. Agora a Microsoft salta também para o mundo dos eSports com o anúncio da Xbox League Portugal – o primeiro torneio realiza-se já este fim de semana.

A Xbox League Portugal consiste numa série de torneios que serão realizados numa lógica mensal. Entre fevereiro e julho vai haver um torneio por mês e sempre com um jogo diferente. Para o torneio que arranca já nos dias 25 e 26 de fevereiro o jogo escolhido é FIFA 17 e as inscrições podem ser feitas aqui.




Em comunicado a Microsoft confirma desde já que existirão torneios de Gears of War 4, Halo Wars 2, Killer Instinct e Forza Horizon 3 – todos jogos exclusivos da Microsoft. Os jogos são também diferentes em tipologia, havendo shooters, jogos táticos, de combate e de desporto automóvel.

Os torneios serão realizados exclusivamente online, mas têm a particularidade de permitir a participação de jogadores da Xbox One e também do Windows 10 – algo que justifica-se pela cada vez maior unificação que a tecnológica tem feito entre estes dois sistemas de jogo.

A possibilidade de confronto entre jogadores de consola e jogadores de PC acaba por ser um elemento que diferencia a Xbox League Portugal de outras iniciativas de eSports que já existem, como a Liga Oficial PlayStation.

A acompanhar o desenrolar dos torneios a Microsoft Portugal promete transmissões dos jogos nos seus canais oficiais nas plataformas de live streaming Twitch e Beam.

A gestora de produto da Xbox em Portugal, Joana Barros, diz em comunicado que esta iniciativa surge do interesse que a Microsoft Portugal viu, do lado da comunidade, na realização de iniciativas ligadas aos eSports localmente. Um dos objetivos da Xbox League Portugal é criar também uma maior aproximação do público à marca de videojogos, refere ainda Joana Barros.

Os três classificados de cada torneio vão ganhar jogos, subscrições Xbox Live, comandos e outros prémios personalizados. Para o torneio de FIFA 2017 estes são os prémios confirmados:

1º Prémio FIFA: 1 comando elite, 1 t-shirt Campeão Xbox League PT ’17 FIFA – Gamertag
2º Prémio FIFA: 1 comando, 1 jogo
3º Prémio FIFA: 1 jogo

A chegada da Xbox League Portugal ‘engrossa’ assim o número de competições de eSports de grande perfil que existem em Portugal. No final de março vai realizar-se aquele que é, até à data, o maior evento de eSports no mercado português – o Xploit eSports Masters promete prémios de 25 mil euros a distribuir pelos vencedores da competição.