Razer Streaming streamer

Como é que te podes tornar num streamer?

Quantas vezes é que o pensamento de ser streamer vem à cabeça? O streaming tornou-se uma das tendências mais populares devido ao incrível aproveitamento da criação de conteúdo digital. A possibilidade de transmitir conteúdo online para seguidores, mas não só, tornou-se mais fácil que nunca.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para vos ajudar a entrar no mundo do streaming, apresentamos alguns pontos importantes para dar os primeiros passos para que se possam tornar “streamers”.

Qual o foco de conteúdo?

Embora streamers relacionados com gaming sejam mais populares, todas as temáticas podem ser uma boa oportunidade para iniciar a carreira de transmissões online. A explosão dos eSports e transmissões online revelam como o futuro será dominado pelo conteúdo online.

Nas plataformas principais como Twitch e YouTube é possível encontrar canais populares de culinária, arte, musicais ou até mesmo de debate de temas atuais. É importante também definir quais as metas para o canal – poderá começar por ser um hobby e consoante o sucesso investir mais tempo gradualmente.

flmaker 5110278 960 720

Fonte: Pixabay

As oportunidades de streaming devem-se ao número, cada vez maior, de visualizações e espectadores. A pesquisa sobre a idade tecnólogica, ou seja, a idade de cada indivíduo medida a partir dos seus hábitos tecnológicos e uso de dispositivos e redes sociais, vai revelando que as faixas etárias de streamers, seguidores e espectadores estão presentes em todas as audiências online.

Desenvolvimento e pesquisa para o canal

Depois do planeamento sobre o foco de conteúdo é altura de desenvolver o canal. Para além de um nome que seja minimamente memorável, adicione alguma criatividade ao design do canal – a assinatura pessoal conta para o sucesso e reputação online. As redes sociais podem ser estratégia para ajudar a obter informação e manter o contacto com a base de fãs.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Antes de partir para a gravação de vídeos, para certas temáticas é importante planear uma sequência dos conteúdos previstos e desejados para o futuro. Para isso, deves criar um calendário e escolher com algum avanço o conteúdo a gravar para os dias planeados. Para além disso, canais que requerem um diálogo direto para os espectadores irão beneficiar de um script para cobrir todos os pontos desejados e não se esquecer de nenhum ponto em direto.

Equipamento para streaming

Para garantir a gravação com as melhores condições existem equipamentos recomendados para tornar a experiência mais agradável aos seguidores. Entre estes:

  • Câmara
  • Microfone de qualidade.
  • Boa iluminação.
  • Software de gravação de imagem, dependendo da temática.
  • Tela verde, caso queira remover ou adicionar um fundo diferente.
chromakey 2698664 960 720

Fonte: Pixabay

Aproveitar o feedback para melhorar

Qualquer streamer que esteja a começar vai aprender com os erros que vai cometendo. Para crescer como criador de conteúdo digital, um dos pontos-chave é lidar com o feedback e aprender a aproveitar o mesmo para melhorar. Considera os comentários e mensagens enviados para melhorar o seu canal através da retenção de subscritores e um forte número de reações. Outra recomendação é acompanhar e até mesmo trabalhar com outros youtubers para aprender e pertencer a uma enorme comunidade que se dedica a oferecer o melhor conteúdo aos seus seguidores.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Ser um streamer de sucesso requer muito trabalho, planeamento e aprendizagem contínua. A criação de conteúdos vai muito além de gravar – dominar competências de comunicação, imagem, gestão, escrita, conhecimentos gráficos e visuais vão todos ser fundamentais.

Neste artigo encontras os pontos fundamentais para começar como streamer e a própria experiência irá ajudar a desenvolver novas técnicas e ideias para os teus streams… tudo isto com o passar do tempo. Aproveita as facilidades da tecnologia para começar a produzir conteúdo em streaming de qualidade para levares o teu canal ao próximo nível.

O Future Behind em "Dark Mode"