Dyson V15 Detect Absolute

Dyson V15 Detect Absolute – Análise

Se há coisa que se adquire com a vida adulta, é o valor que damos a bons eletrodomésticos que, além de eficientes, práticos e fáceis de utilizar, tragam consigo uma grande longevidade. No que diz respeito aos aspiradores, a britânica Dyson tem-se destacado precisamente por ter essas preocupações no ADN, com uma tecnologia a que chamam “Dual Cyclone”, que os coloca diretamente entre os melhores do mercado. O novo Dyson V15 Detect é a mais recente oferta desta marca: um aspirador vertical, sem fios, e que rapidamente se diferencia pela sua nova escova equipada com laser de forma a facilitar o processo de limpeza.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para o analisar, foi-nos cedida uma unidade do Dyson V15 Detect Absolute que, como o próprio nome indica, traz consigo quase todos os acessórios disponíveis para este modelo, que o adaptam aos mais diversos casos de utilização. Mas ainda antes de o experimentar, o primeiro impacto veio logo na caixa do produto, com toda a embalagem e respetivas proteções feitas em cartão, pronto a seguir para a reciclagem depois do unboxing.

.

O aspirador em si tem um aspeto “futurista”, e não é caso para menos com toda a tecnologia que lhe está associada, mas o uso de peças coloridas mesmo na estrutura principal torna-o mais amigável, algo que as pessoas podem facilmente associar a casa. Já incluído na embalagem, vem um suporte de parede que o permite guardar de forma acessível a qualquer utilização, mas quem preferir também o poderá guardar com todas as peças separadas, incluindo a bateria que pode, assim, ser colocada a carregar em qualquer lado. Depois de carregar a bateria até aos 100% antes da primeira utilização, o Dyson V15 Detect Absolute fica então pronto a trabalhar. A partir daqui, tudo depende do que se pretende fazer.

Na maioria das vezes, para uma limpeza geral da casa, a primeira opção será a escova High Torque, ideal para todo o tipo de pavimentos desde os mais duros até aos tapetes e carpetes. A própria escova vem equipada com sensores que lhe permitem detectar os diferentes pavimentos e, assim, ajustar automaticamente a intensidade conforme necessário, algo que o próprio utilizador consegue até notar conforme vai passando entre zonas com maior e menor sujidade. Mesmo sendo a mais volumosa do equipamento, esta escova consegue chegar à maior parte dos sítios e até mesmo passar por baixo dos móveis, permitindo uma limpeza rápida, mas eficaz. Um dos pontos a destacar é o seu pente “antiemaranhamento” que faz com que todo tipo de fios, pêlos e cabelos sejam facilmente aspirados sem ficarem presos no equipamento.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É precisamente aqui que entra aquela que foi a maior surpresa de todo o conjunto: uma escova adicional que a marca apresenta como “acessório para cabelos”. Esta é uma versão mais pequena e também mais simples da High Torque, cuja escova em formato de cone ajuda a arrancar pêlos e cabelos sem ficar entrelaçados, sendo diretamente enviados para o depósito. Pessoalmente, isto abriu portas a um tipo de utilização que, anteriormente, não associaria a um aspirador, pois esta escova é ideal para limpar sofás, estofos e até mesmo o colchão da cama, sem danificar os materiais. Para quem tenha animais de estimação, então, esta passará facilmente a fazer parte da rotina das limpezas, tal é a sua eficiência.

Como o próprio nome indica, a grande novidade deste Dyson V15 Detect Absolute está na sua nova escova “Laser Slim Fluffy”, equipada com um laser verde que ilumina uma pequena área à sua frente, fazendo assim saltar à vista toda uma série de micro partículas num chão que, à primeira vista, parecia estar limpo. Depois de aspirar, a diferença é também ela visível, com essas partículas removidas e zero reflexos no laser. Aliás, bastará apontar a luz um pouco para o lado e logo se percebe a diferença entre um local aspirado e outro ainda por expirar. Além de uma limpeza mais profunda, em termos de partículas, o laser tem a vantagem de mostrar onde já se passou com o aspirador, tornando o processo de limpeza mais rápido.

Há, porém, duas contrapartidas a referir, sendo que a primeira está na imediata noção de sujidade presente, assim que se liga o laser. Está uma pessoa a olhar para um chão aparentemente limpo, a pensar que até poderia andar descalça, e afinal é melhor usar os chinelos. Faz até lembrar um antigo anúncio da TV onde se fazia o teste do algodão para confirmar que estava limpo. A outra está no facto de, naturalmente, o pó e as partículas que se encontram no ar irem assentando. Pegar novamente na escova com o laser algum tempo depois da limpeza irá fazer parecer que, bem, já está “sujo” outra vez. Importa ter o cuidado de não levar as coisas demasiado a sério, mas se for mesmo o caso de haver imensa poeira, talvez se justifique a aquisição de um purificador do ar.

Para além destas três escovas, o Dyson V15 Detect Absolute traz ainda alguns acessórios mais simples, mas também bastante úteis, como é o caso do tubo estreito para chegar a locais mais difíceis, e outras pequenas escovas em diferentes formatos, como uma macia para o pó e outra mais rígida para a sujidade mais difícil de remover. Todas as peças podem ser ligadas diretamente ao aspirador, ou então ao tubo de extensão.

Quanto ao aspirador em si, ou seja, o núcleo responsável por todo o funcionamento, este conta com um generoso compartimento de 0,77 litros para o depósito de todos os detritos, que facilmente pode ser esvaziado ao premir um botão vermelho, enquanto se aponta para o saco ou caixote do lixo. Simples, e eficaz. Quanto à limpeza dos equipamentos, tanto as escovas como o filtro podem ser lavados, mas convém ter o cuidado de secar bem antes de os voltar a colocar no aspirador.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Há ainda uma importante funcionalidade a referir, que é o pequeno ecrã que se encontra no topo do equipamento, com um pequeno botão a acompanhar. Aqui, o ecrã apresenta uma estatística do número de partículas capturadas conforme as suas dimensões, desde os maiores detritos até aos mais pequenos pólens e outras partículas microscópicas. Por baixo, dá também uma estimativa do tempo de bateria restante, para que não haja surpresas a meio de uma limpeza. Há ainda um pequeno botão que permite alternar a potência de aspiração entre o modo normal, o Eco para maior duração de bateria, ou o modo Boost para uma potência máxima, mas que rapidamente esgota a bateria.

Mas nem tudo é perfeito. Com um peso a rondar os 3kg, este é um equipamento um pouco pesado para longas sessões de limpeza, especialmente no que diz respeito a tudo o que não seja só aspirar o chão. Falando em longas sessões, a bateria poderia ter maior duração, rondando apenas uns 60 minutos no modo normal. Por outro lado, o simples facto de ser um aspirador sem fios, faz com que seja facilmente utilizado de uma forma casual, quando se deixam cair umas migalhas ao chão, ou o gato traz areia consigo depois de ir ao WC, por exemplo.

Considerações Finais

Este Dyson V15 Detect Absolute é um daqueles equipamentos que, depois de experimentar, dificilmente se irá querer voltar ao anterior, o que facilmente explica o facto da marca o deixar experimentar durante 30 dias com a possibilidade de devolução.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Um verdadeiro topo de gama que, em comparação com o anterior V12, oferece um poder de sucção bastante superior. Apesar do vasto conjunto de acessórios, todos eles trazem vantagens e utilidades que rapidamente passarão a fazer parte do processo de limpeza, permitindo cuidar de locais e materiais que habitualmente não são associados a um aspirador comum. Em contrapartida, vem acompanhado de um preço elevado que faz com que esta não seja propriamente uma compra, mas sim um investimento, associado à reputação de grande longevidade dos equipamentos desta marca.

rating recomendado

+ Extremamente versátil para diversos contextos
+ Acessório ideal para sofás, estofos e almofadas
+ Fácil de manter sempre à mão

– Equipamento pesado para longas sessões
– A bateria poderia ter maior duração
– O preço será proibitivo para muitos

N.R.: A análise ao Dyson V15 Detect Absolute foi realizada com acesso a uma unidade gentilmente disponibilizada pela Dyson Portugal

O Future Behind em "Dark Mode"