assetto corsa competizione

Assetto Corsa Competizione atualização para nova geração- Análise

Depois de ter chegado às consolas em 2021, Assetto Corsa Competizione dá agora um novo passo para se assumir como uma escolha de peso quando procuramos um simulador nas consolas de nova geração, sejam elas Xbox ou PlayStation. O jogo é apresentado como sendo um puro simulador de condução, que fará qualquer um suar das mãos enquanto lutam pelos lugares no topo da classificação de uma realista corrida de GT.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A análise completa a Assetto Corsa Competizione foi publicada na altura do seu lançamento para PlayStation 4 e Xbox One pelo que, neste texto, vou-me focar unicamente na atualização (gratuita) para as consolas de nova geração. Na geração passada o input lag e as quebras de frame rate eram uma realidade, será que as coisas estão melhores?

.

Uma das primeiras diferenças que notei entre a versão PS4 e a versão PlayStation 5 é a forma como utilizam o DualSense, mais especificamente a sensibilidade dos botões R2 e L2, para assim fazer com que seja mais intuitivo tanto acelerar sem perder o controlo do carro, como travar na aproximação a uma curva. Assetto Corsa Competizione é um jogo pensado para ser jogado de volante, num ambiente de simulação, mas o suporte dado aos comandos das consolas PlayStation 5 faz com que mais jogadores consigam aproveitar os campeonatos de GT que o simulador proporciona.

Durante a análise a Assetto Corsa Competizione, aquando do seu lançamento para consolas, uma das coisas que foi notada foi, talvez pela falta de capacidade das consolas antigas para lidar com o jogo, um pouco de quebras no frame rate que aconteciam principalmente quando existiam muitos carros no monitor, em ambientes noturnos ou com condições climatéricas mais… agressivas. Agora, na PlayStation 5, Assetto Corsa mostra-se mais competente, e mesmo em situação de maior aglomerado de carros ou com chuva, por exemplo, conseguiu manter uma frame rate constante sem quebras percetíveis.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Também o trabalho feito com a iluminação do jogo parece ter melhorado, as sombras estão mais detalhadas e os reflexos de luzes quando, por exemplo, temos uma corrida à noite estão num nível de qualidade que permitem que o jogador consiga, de facto, ficar imerso na corrida. A nível sonoro, Assetto Corsa Competizione continua com excelente qualidade, é possível distinguir os sons de um carro para outro, ou ter uma experiência de condução à chuva onde mais depressa apetece parar o carro para ouvir chover do que fazer um pisão a cada saída de curva… sim sim, é complicado.

Assetto Corsa Competizione é um simulador, nunca escondeu isso e nunca quis ser outra coisa. No entanto, os jogadores estão cada vez mais exigentes e algumas situações como o facto da imagem de baixa resolução que temos no retrovisor do carro, ou nos momentos de chuva o vidro aparecer limpo pelos “pára-brisas”, mas sem qualquer linha que separa a zona onde está limpo e a zona não é apanhada por estes “pára-brisas”. São pequenas coisas, com pouca importância para a simulação, mas que, de certa forma, acabam por estragar a experiência de imersiva que o jogo quer ser.

patreon

Considerações Finais

Caso tenham Assetto Corsa Competizione na geração passada, mas tenham desistido de jogar devido aos problemas de desempenho podem agora, de forma segura, fazer download do jogo e da sua atualização (que é gratuita para jogadores com as versões Xbox One e PS4). Não se vão arrepender já que as melhorias no desempenho do jogo são notórias e fazem toda a diferença.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Caso sejam novos jogadores, podem ter a certeza que Assetto Corsa Competizione vos vai entregar uma experiência de condução, de simulação, constante e sem problemas de maior. Fãs de GT, fãs de simulação (principalmente aqueles com um volante), têm aqui uma excelente entrada no mundo da simulação dentro desta categoria de carros.

Boas corridas!

O Future Behind em "Dark Mode"