MXGP 2021

MXGP 2021 – Análise

MXGP 2021 é a nova iteração na série de videojogos do Mundial de Motocross, porque como diz o provérbio “onde há uma grande competição de desporto, há sempre um videojogo a acompanhar”. Bem, se calhar isto não é bem um provérbio, mas lá que é verdade, é! Com o mundo ainda a voltar lentamente e aos solavancos à normalidade, Portugal ficou sem o privilégio de poder assistir nos últimos dois anos ao Portugal MXGP, e portanto, este MXGP 2021 é uma alternativa para se poder experienciar a prova, nem que seja apenas e só virtualmente.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

E tal como em qualquer lançamento anual de um jogo baseado numa competição desportiva, a pergunta que sempre se coloca é: qual a diferença para o jogo do ano anterior? A resposta fácil e rápida é: actualizações de plantéis e melhorias de qualidade de vida. O problema é que não foge muito disso.

Análise por - Guilherme Teixeira 
.

Em MXGP 2021 poderão assumir o papel de 40 pilotos e equipas oficiais da época de 2021 do MXGP e do MX2 em todas as pistas do campeonato motorizado de 2021. E não haverá forma mais segura e limpa de viver as emoções duma competição de motocross.

Portanto, a nível de “roster” actualizado, se isso fôr algo que vos é de necessidade premente, então MXGP 2021 é o jogo recomendado para vocês. Até porque este jogo cumpre com a segunda parte da resposta que dei anteriormente: as melhorias qualidade de vida (por algum motivo não soa tão bem como “quality of life improvements” (QoL)), como são assim denominadas no mundo dos videojogos.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em MXGP 2021 sentimos um feel diferente das motos, sentem-se mais pesadas e reais do que nos jogos anteriores. Mas no seu todo, a jogabilidade não sofreu grandes alterações. O que não é algo negativo, já que o a Milestone já tinha conseguido um bom equilíbrio na série entre a vertente de simulação e a vertente arcade. Consegues estar naquele meio-termo que, pelo menos na minha opinião, é o ideal para o maior número de pessoas, pois há desafios para quem quer levar o jogo mais a “sério” como também há diversão para ser tida por jogadores à procura dum bom tempo, sem grande compromisso.

Do ponto de vista gráfico, MXGP 2021 também não é muito diferente do jogo de 2020, mas a recriação da competição é visualmente competente.

Onde os jogadores deverão passar a maior parte do seu tempo neste jogo é no Modo Carreira, que, apesar de não ser tão complexo e interessante como o Modo Carreira da série F1 por exemplo, é um modo cativante e que prende o jogador até ao objectivo final.

O facto de se poder iniciar na MXGP2 é algo que me faz relembrar os bons tempos da Master League nos PES do passado (e também do F1, mas tenho memórias mais vincadas das Master League), em que para se chegar ao topo da cadeia competitiva tem de se conseguir ultrapassar todos os obstáculos.

Pode-se começar numa equipa já existente, ou criar uma nova de raiz. Aliás, para os fãs de customização, MXGP 2021 oferece algumas oportunidades para explorarem as suas veias criativas, não só com esta possibilidade de se criar uma equipa, mas sobretudo com o modo Playground que permite explorar novas paisagens e aperfeiçoar a condução, dando a oportunidade ao jogador de poder criar a própria, e depois desafiar e competir contra amigos online, por exemplo. Infelizmente não sou a pessoa mais criativa para poder partilhar aqui uma boa criação.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O maior problema de MXGP 2021 é efectivamente distinguir-se não só dos jogos anteriores na série, ou também de séries como Monster Energy Supercross Championship, que por acaso é da mesma Milestone. Com tanta oferta no mundo dos jogos de condução, MXGP 2021 continua sem apresentar uma característica distintiva, apesar de ser um jogo bastante competente. 

Considerações Finais

É melhor do que o MXGP 2020, mas não é uma melhoria gritante. Se já tens o jogo do ano passado, se calhar a compra do novo jogo não se configura como algo urgente, no entanto se quiseres experimentar um jogo de condução, fora de estrada, com motos e que seja tanto divertido como desafiante e complexo o suficiente ao nível da simulação, MXGP 2021 pode ser o jogo recomendado para ti.   

Clica na imagem para mais informação sobre as nossas classificações

+ A jogabilidade é divertida
+ A recriação da competição é fidedigna

– Não existe grande evolução em relação ao jogo anterior
– Continua a não se destacar dos demais jogos do género

N.R.: A análise a MXGP 2021 foi realizada numa Xbox Series X com acesso a uma cópia do jogo cedida pela TNPR.

O Future Behind em "Dark Mode"