New Pokémon Snap

Análise New Pokémon Snap

Pokémon é uma saga que já tocou diversas gerações nos últimos 25 anos de existência. Deu origem a temporadas de animes, diversos filmes e os seus jogos são dos RPG mais vendidos de todos os tempos. Além dos jogos principais, Pokémon também conta com diversos Spin-offs, como Mystery Dungeon ou o popular Pokémon Go. Mas um dos spin-off que mais marca deixou nos fãs foi Pokémon Snap, lançado em 1999 para a Nintendo 64, este inovador jogo permitia que os jogadores se tornassem verdadeiros exploradores do mundo Pokémon, tendo de viajar por diversos cenários fotografando as pequenas criaturas no seu habitat natural. Agora temos New Pokémon Snap

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Passados mais de 20 anos, e um conjunto de gerações de consolas, os pedidos de uma sequela foram respondidos quando em junho do ano passado foi anunciado o New Pokémon Snap para a Nintendo Switch. Quase um ano depois chegou finalmente o momento de nos aventurarmos na zona de Lental e verificar se este novo título faz justiça à nostalgia gravada na memória dos jogadores por mais de duas décadas.

O que é o New Pokémon Snap?

New Pokémon Snap é a sequela do Pokémon Snap, lançado em 1999 para a Nintendo 64, um spin-off com um conceito pouco comum onde o jogador faz o papel de um fotógrafo de Pokémon que terá de viajar por diversos habitats tentando “capturar” todas as criaturas que encontre pelo caminho, em formato fotográfico. Nesta nova iteração, o jogador pertence a uma equipa de exploradores que além de explorar e documentar todos os Pokémon da região, tenta desvendar os segredos do misterioso fenómeno Illumina que faz com que certos Pokémon brilhem.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Cada travessia, seja ele feita por terra, mar ou até mesmo lava, é feita num transporte autónomo chamado Neo-One que além de tratar de toda a viagem protege o jogador das criaturas menos amigáveis. Além de acompanhado de uma futurística câmara fotográfica, o personagem irá descobrir novas ferramentas que o irão ajudar a interagir com o ambiente. Uma delas é a possibilidade de atirar frutas, à semelhança da versão original, que permite irritar ou alimentar os Pokémon, dependo da forma como são utilizadas. Existe também a possibilidade de tocar música que servirá para acordar certas criaturas ou até de colocar as mais amistosas a dançar para tirar aquela fotografia especial.

Duas novas funcionalidades para interagir com o ambiente são as Illumina Orbs e o Scanner. As primeiras são esferas de energia que permitem activar interacções especiais. Estas terão de ser desbloqueadas para cada zona, dado utilizarem a misteriosa energia Illumina que é distinta nas diferentes zonas de Lental. O Scanner permite que o jogador descubra informações especiais do local que está a explorar, descobrir novos caminhos ou até Pokémon que não tenha visto. Adicionalmente, o som desta ferramenta também ajuda a chamar a atenção de certas criaturas, podendo servir para as atrair ou mesmo afastar.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em cada viagem, o jogador terá a possibilidade de tirar um limitado número de fotos de acordo com a memória disponível na máquina fotográfica. No final, estas fotos serão avaliadas pelo Professor Mirror que as irá classificar de acordo com um conjunto de factores como a pose do Pokémon, tamanho, posição e presença de outros Pokémon.

Vamos Fotografar Tudo!

Na versão original de Pokémon Snap, existia um slot para cada Pokémon presente no jogo, o que obrigava o jogador a gerir qual a foto que queria ter guardada no seu álbum. Isto poderia ser algo bastante frustrante dado que o mesmo Pokémon poderia ter diferentes ações que o jogador quisesse guardar. Em New Pokémon Snap essa frustração foi resolvida de duas formas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A primeira diz respeito à forma como as fotos de cada Pokémon são classificadas. Em vez de ser guardada uma única foto para cada criatura, cada uma delas tem quatro slots para quatro tipos diferentes de ações. Estas ações são classificadas com estrelas, sendo que uma estrela será uma pose mais neutra e quatro estrelas será para a pose mais rara. Cada uma destas quatro poses são necessárias para que a página do Pokémon seja considerada completa, o que irá fazer com que o jogador explore e experimente diversas formas de interação de forma a capturar todas as diferentes poses.

Além disso, no final de cada viagem, é permitido que o jogador guarde as suas fotografias favoritas, seja para a memória do jogo ou para a memória da consola, de forma a não ter de abdicar daquela foto especial por uma foto com melhor pontuação.

Cada cenário explorado conta também com um nível de experiência, nível esse que vai aumentando conforme o jogador vai preenchendo o seu álbum. Quando esse nível aumenta os Pokémon desse habitat ficam mais habituados à presença do jogador, aumentado não só o número das pequenas criaturas mas também aumentando as suas interações. Adicionalmente, muitos dos cenários contam com variantes de dia e noite e, ainda, com caminhos alternativos aumentando consideravelmente a sua longevidade incentivando o jogador a repetir os níveis para explorar novos caminhos, novas interações e descobrir aquilo que lhe terá escapado.

O Mistério Illumina

Apesar de a mecânica do New Pokémon Snap ser a mesma do original, esta versão tem uma componente de história um pouco mais desenvolvida, pertencendo o personagem a uma equipa de exploradores que pretende descobrir o misterioso fenómeno Illumina. Mas mesmo após o mistério estar resolvido, o jogo desbloqueia novos desafios e novas criaturas misteriosas que serão o derradeiro desafio para o verdadeiro fotógrafo explorador.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Contudo, além das interações com os personagens do jogo, esta versão contém também funcionalidades modernas que permitem que cada um partilhe as suas magníficas capturas com o mundo. Uma interface algo simples permite que cada jogador tenha uma pequena página onde poderá colocar as suas capturas. Cada uma delas poderá ser editada de forma simples, com controlos para brilho e distância focal assim como filtros e autocolantes para tornar as imagens ainda mais divertidas. No entanto, apesar de ser uma funcionalidade engraçada, é bastante limitada e acaba por não ser cativante.

Considerações Finais

New Pokémon Snap é uma sequela que tem sido pedida pelos fãs há mais de duas décadas. Não sendo um jogo que irá cativar um grande volume de jogadores, é certamente um dos jogos que melhor mostra a magia do mundo Pokémon, pegando em tudo aquilo que tornou o primeiro jogo mágico e adicionando todas as melhorias da geração atual da Nintendo.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É difícil chegar ao final de cada viagem e não querer voltar para tentar descobrir algo que tenha escapado ou tentar tirar uma foto melhor, uma sensação bastante conhecida por qualquer amante de fotografia de natureza. O mundo de New Pokémon Snap é cheio de vida, magia e irá garantir horas de exploração para todos os jogadores.

+ Cenários cheios de vida e movimento.

+ Longa jogabilidade.

+ Gráficos limpos e coloridos.

– Jogabilidade repetitiva.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

N.R.: A análise a New Pokémon Snap foi realizada numa Nintendo Switch com acesso a uma cópia do jogo, gentilmente disponibilizada pela equipa da Nintendo Portugal.