ID@Xbox Xbox

ID@Xbox Digital Event – Tudo o que vais poder jogar no Xbox Game Pass!

Fomos convidados pela Xbox Portugal para estarmos presentes no ID@Xbox Digital Event. Este foi um evento exclusivo para a imprensa, repleto de novidades sobre quatro dos títulos mais aguardados deste programa para 2023: The Last Case of Benedict Fox, Everspace 2, Planet of Lana e Lightyear Frontier.

Um… Poirotvania?

Untitled design 5

The Last Case of Benedict Fox coloca-nos na pele do detetive titular e leva-nos por uma mansão repleta de segredos místicos, naquele que poderá ser o seu último caso. Tivemos a oportunidade de assistir a uma demonstração de jogabilidade e as inspirações são evidentes.

Este será um metroidvania dividido em duas secções de jogo: o mundo real, onde interagimos com as demais personagens e objetos em busca de pistas e informações para deslindar o caso e o mundo paralelo, construído a partir das memórias dos que faleceram recentemente. É nesse mundo paralelo que conseguimos ver, por um lado, o respeito por Castlevania na movimentação da nossa personagem e, ao mesmo tempo, uma inspiração nos sistemas de combate da saga Ori.

Isto porque Benedict está ligado a um demónio que nos ajuda, com momentos de combate em que o timing para carregar cada habilidade entrará em jogo para conseguirmos o sucesso, enquanto equilibramos o melee com o combate à distância, através da pistola.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O diálogo e a narrativa parecem estar interessantes o suficiente, tendo sido aberta a porta para encontros com outras facções dentro do jogo, como a Organização que nos persegue e que poderá estar ligada com o crime que investigamos.

Não foi revelado muito sobre o enredo, mas podemos esperar um jogo ambicioso com plot twists generosos e capaz de coçar aquela comichão de “Murder Mystery com ar vitoriano repleto de horrores e plataformas”. O jogo será lançado exclusivamente nas Xbox Series S/X e Steam a 27 de abril deste ano.

Naves, naves e mais… Naves.

Untitled design 6

Everspace 2 é a aguardada sequela do bem-sucedido roguelike space shooter de 2017. Desta vez a escala é consideravelmente maior, deixando a linearidade para trás e focando-se no mundo aberto. Para além disso, a mecânica passa a estar focada no loot, com um número considerável de peças a poder desbloquear.

O loop de jogabilidade, pelo que nos foi mostrado, está bastante focado no combate no espaço, sendo que para o efeito vamos poder nivelar não só os atributos gerais da nossa nave, como também vamos poder incorporar peças de diferentes níveis, consoante a dificuldade das missões que escolhamos fazer.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A promessa é de que possa ter aproximadamente mais de uma centena de horas de conteúdo, com uma narrativa central agregada ao conteúdo opcional construído para os fãs de jogos como Destiny. Não terá multiplayer, pretendendo manter-se como uma experiência focada no jogador.

Um Planeta pronto a explorar

Untitled design 7

Planet of Lana é um dos títulos de aventura mais aguardados de 2023 e a demo que nos foi mostrada justifica alguma da antecipação. As raízes estão firmemente assentes em absolutos clássicos do género, como Flashback ou a saga Oddworld, com uma jogabilidade assente na resolução de puzzles para conseguir desbloquear os vários obstáculos ao longo do jogo.

Apesar do estilo artístico relaxante e visualmente agradável, a história, prometeu-nos o developer, terá um arco mais adulto e pesado à medida que formos avançando. Se tivermos em conta que a base visual e narrativa é o popular filme do Studio Ghibli, “Spirited Away” (A Viagem de Chihiro, em Portugal), podemos antecipar um mundo repleto de aventura e mistério.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

De todos os jogos, este é o que demonstra maior potencial, até pelo estado avançado do seu grafismo e banda-sonora, composta por Takeshi Furukawa, do The Last Guardian. O mundo cruza muito bem o estilo nipónico com o mesmo aspecto inóspito e misterioso de Another World e Flashback. Com lançamento previsto para a Primavera deste ano, mal podemos esperar por testá-lo.

Stardew Valley + Mechas

Untitled design 8

Se alguma vez pensaram o quão fixe seria desenvolver a vossa quinta dentro de um robô gigante, então Lightyear Frontier é o jogo perfeito. Num planeta supostamente desabitado, cabe-vos a tarefa de desenvolver um sistema agrícola investigando os vários terrenos dentro do vosso mecha.

As semelhanças com Story of Seasons, Stardew Valley ou My Time at Portia são evidentes: o gameplay loop que nos foi explicado passa pela recolha de recursos naturais para podermos construir, vender ou utilizar para pesquisa futura. Os upgrades também servirão para melhorar o nosso mecha para desempenhar melhor as tarefas.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Para além disto, está prometido um modo online com mais três amigos e uma atenção redobrada para a manutenção do ecossistema, com foco no cuidado para a recolha desmesurada de recursos do planeta. Para além dos recursos naturais, vai ser possível domesticarmos os animais aliens e termos a nossa própria quinta alienígena.

O Early Access está programado para a Primavera de 2023, o que advoga um início de ano para os detentores duma Xbox ou Xbox Game Pass fortíssimo, logo após o lançamento estrondoso de Hi-Fi Rush.

E vocês? Que jogo mais antecipam?