Nintendo Switch | PlayStation 4 Pro | Xbox One X

Microsoft e Sony anunciam parceria para Cloud Gaming

A Sony e a Microsoft anunciaram uma parceria que fará com que os dois gigantes da tecnologia se unam para ajudar a construir o futuro do Cloud Gaming.

“As duas empresas explorarão o desenvolvimento conjunto de futuras soluções em cloud no Microsoft Azure para suportar os seus respectivos serviços de streaming de conteúdo e jogos”, diz a Microsoft num comunicado. “Esses esforços também incluirão a criação de melhores plataformas de desenvolvimento para a comunidade de criadores de conteúdo”.

Siga o Future Behind: Facebook| Twitter| Instagram

Não está totalmente claro neste momento qual é a extensão deste acordo, mas certamente parece que as duas empresas pretendem compartilhar tecnologia e ideias no que se refere a certos serviços. Foi também sugerido que a Sony venha a utilizar data centers do Microsoft Azure para alguns dos seus próprios serviços de conteúdo futuros. Por agora, pelo que podemos perceber, parece que esta parceria se destina a acelerar o desenvolvimento e pesquisa de novas tecnologias.

Microsoft realidade virtual

“Por muitos anos, a Microsoft tem sido um parceiro de negócios fundamental para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam a competir em algumas áreas”, disse o presidente e CEO da Sony Kenichiro Yoshida. “Serão soluções que contribuirão gradualmente para o avanço do conteúdo interactivo. Além disso, espero que nas áreas de semicondutores e IA, a tecnologia de ponta de cada empresa possa elevar de forma mutuamente e complementar para a criação de um novo valor para a sociedade “.

Siga o Future Behind: Facebook| Twitter| Instagram

O que isso significa para os jogos? Claro que não esperamos ver o Halo, por exemplo, na PlayStation 4 tão cedo, mas a verdade é que esta parceria pode abrir portas a novas cooperações entre as duas gigantes. Lembrem-se que a Microsoft tem estado de portas abertas no que toca a cooperação, Cuphead está na Nintendo Switch e existem planos de trazer os Achievements do jogo também para a consola de Nintendo.

Temos, no entanto, que perceber que enquanto a Microsoft lançar as suas próprias consolas a empresa não será parceira absoluta da Sony, no entanto a natureza dos jogos na cloud e a evolução da indústria de entrega de conteúdo significam que a Microsoft pode estar a alcançar bases para um futuro em que antigos inimigos se tornem aliados.