Novos TAlentos FNAC 2022

Novos Talentos FNAC – Videojogos: Últimos dias para participar e os NFTs

Os Novos Talentos FNAC têm vindo a premiar alguns dos maiores talentos, dentro de diversas categorias, em Portugal. Desde 2021 os Novos Talentos FNAC começaram também a incluir a categoria de Videojogos em colaboração com o espaço Loading Zone da Lisboa Games Week.

Este ano, com apenas alguns dias para completar a inscrição, os novos criadores de videojogos têm uma excelente oportunidade para mostrar o que valem num dos principais concursos de talentos em Portugal.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Em 2022 aconteceu também o reformular da marca Novos Talentos FNAC, agora amplamente conhecida por NTF, e pela inclusão de NFTs [Non-Fungible Tokens]. Com isto em mente pedimos à FNAC para nos esclarecer como é que será a inclusão dos NFTs e o que é que significam para o projeto, mas também para nos explicar a importância dos Novos Talentos FNAC no panorama nacional.

FNAC NOVOS TALENTOS 2022

O que são os Novos Talentos FNAC?

Os Novos Talentos FNAC são um concurso que a FNAC dinamiza anualmente e que pretende continuar a desafiar jovens talentos a lutar pelas suas paixões, incentivando-os a serem criativos, inovadores e irreverentes. Tudo isto em diversas categorias, como Videojogos, Escrita, Música, Ilustração, Cinema e Fotografia. Em cada uma destas áreas existe um júri com especialistas na área e que elegem 3 trabalhos – 1 vencedor e 2 menções honrosas. Cada um dos escolhidos recebe prémios mediante a categoria em que se insere.

Porquê apostar na categoria de Videojogos?

A categoria de Videojogos foi anunciada nos Novos Talentos FNAC 2021, sendo este o segundo ano em que se encontra no programa. A FNAC quer continuar a desafiar jovens a mostrar o talento que têm, sabendo que este existe nas mais diversas áreas. Por isso, com o intuito de promover esta mesma diversidade e chegar a cada vez mais público, incluiu esta tendência atual e que une os amantes de gaming, os videojogos.

Como funcionam e como se inserem os NFTs nos Novos Talentos FNAC?

A FNAC para esta edição realizou uma parceria com a Mintbase.io, um Marketplace de NFTs sediado em Portugal, que assenta na Blockchain Near, ou seja, aceita a cripto moeda Near para as transações ou leilões de NFTs.

A FNAC pretende amplificar a visibilidade dos artistas vencedores num meio que alia a tecnologia e a cultura e apoiar jovens artistas a encontrar novas formas de financiamento da sua arte. Assim sendo, irá realizar um leilão de ativos digitais referentes às obras vencedoras e que simbolicamente representam o início da carreira de jovens artistas, sendo que o lucro deste leilão reverte a favor dos vencedores do concurso.

O objetivo desta iniciativa é também garantir que o autor da arte deve ser o proprietário do NFT e, desta forma, contribuir para o esclarecimento do público em geral e sensibilização para a compra de obras devidamente reconhecidas como autorais e não cópias.

videojogos mais aguardados 2017

Ou seja, no caso das categorias de videojogos, mas também noutras, não é o projeto que é transformado em NFT, mas sim uma obra de arte inspirada nas obras vencedoras.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A categoria de videojogos, bem como as outras, estão abertas a inscrições até ao dia 4 de abril e podem ficar a conhecer o regulamento e submeter a vossa participação aqui.