4C8D6D83 DD88 4456 81CB 5201713DB5DD

Revelado o DualSense – O novo comando da PlayStation 5

Na última apresentação da Sony, onde fomos brindados com bastantes detalhes técnicos, muitos esperavam que fosse levantado um pouco o véu sobre o aspecto da nova PlayStation 5, fosse uma silhueta ou o design do seu comando. Hoje, sem aviso, a Sony revelou esse comando de nome DualSense.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

A mudança de nome quer mostrar que este periférico não é simplesmente uma iteração nos anteriores DualShock, mas sim uma verdadeira evolução. Tal como novo sistema de áudio, o Tempest 3D Audio, promete uma maior imersão, o mesmo é pretendido com este comando que terá um novo sistema de resposta háptica. Além disso, os gatilhos L2 e R2 terão um sistema adaptativo que irá permitir sentir diferentes tensões de acordo com a ação do jogo, por exemplo, se estivermos a puxar uma flecha num arco. Assim, será não só o áudio mas também o próprio comando a aumentar a imersividade do jogador no mundo que estiver a visitar. Foi ainda implementado um sistema de microfones que permite ao jogador falar com a sua equipa sem a necessidade de utilizar um headset. Toda esta tecnologia foi cuidadosamente estudada pela equipa de desenvolvimento, tendo existido diferentes protótipos, de modo a garantir que o produto final continuasse ergonómico, leve e com a bateria poderosa que necessita para alimentar todos os sensores.

01A97690 6B50 418D 9BD6 1237A156C9EC

Tendo sido uma das inovações do DualShock 4, o botão Share já não se encontra presente neste comando. Contudo, de acordo com a comunicação, esta funcionalidade não desapareceu, estando incluída no novo botão Create que teremos de esperar um pouco mais para conhecer o seu funcionamento.
Outra revolução face aos comandos anteriores diz respeito à sua cor. Enquanto que originalmente os primeiros comandos eram caracterizados por terem uma só cor, o DualSense vem com duas cores. Adicionalmente, as duas luzes presentes na sua parte frontal com as suas linhas mais arredondadas, conferem-lhe um aspecto bastante mais futurista.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O DualSense prepara-se para ser enviado para os programadores a fim de estes poderem explorar as suas potencialidade e implementar novas formas do jogador poder interagir com o mundo que irão criar. Este novo comando promete ter a capacidade de tornar a experiência tão imersiva que fará com que o jogador se esqueça que o está a segurar.