Pokémon
Kyurem em grande no que pode ser o melhor jogo Pokémon de sempre.

Três Tostões Sobre: A Música de Pokémon Black 2 / White 2

Pokémon não falha em duas coisas: na jogabilidade intemporal e irrepreensível, e na música. Qualquer fã casual ou mais dedicado desta franquia terá, provavelmente, uma música imediatamente trauteável do seu jogo Pokémon favorito. Mas, apesar desta variedade tão salutar e interessante, há um tema que costuma ser remastigado até à exaustão. Sim, ginásio, estou a olhar para ti.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se tivermos em conta que é um tema que teremos de ouvir com alguma regularidade, é ainda mais abismal o porquê de, desde o primeiro, termos sempre a mesma melodia. Menos em Pokémon Black 2 / White 2… aqui, a Game Freak excedeu-se a si própria e, depois do melhor Pokémon mainline até então (não me citem nisto), criou uma sequela direta ainda melhor.

Pokémon
Kyurem em grande no que pode ser o melhor jogo Pokémon de sempre.

Enquanto que a banda-sonora, no geral, possa ser divisiva, por ser mais electrónica e não tão apoiada no rock ou instrumentos mais nipónicos, a variação que introduziram ao tema de ginásio é, ou pelo menos deveria ser, positivamente consensual. Acontece que cada líder de ginásio tem uma versão do tema clássico adaptado à sua personalidade e tipo de Pokémon que representa.

Por exemplo: Burgh, o líder do ginásio de insectos, coloca o tema em tons quase minimalistas, surgindo em pequenos arrepios melódicos, como uma borboleta a escapar de um casulo (que, de resto, populam o ginásio). Maxie, a líder do ginásio de veneno, é também vocalista duma banda punk-rock e recebe-nos com vozes – VOZES! – e um ensaio da sua banda cheio de energia. No entanto, a minha favorita continua a ser Elesa, a elegante e elétrica líder do ginásio de… eletricidade.

Pokémon
Fashionista, eletrizante e líder de ginásio. Bom CV, Elesa.

Escolhi destacar este ponto porque nunca mais, na restante saga, revisitámos esta adaptação do tema de ginásio – passou a ser o mesmo, sempre, em todas as iterações, para todos os líderes. Black 2 / White 2 soam ao culminar da saga em imensos aspectos e a música é um deles. Infelizmente, Pokémon continuou e deixou as aprendizagens das brilhantes 4ª e 5ª geração para trás para introduzir elementos bons e criativos mas largar, pelo caminho, muita da personalidade que construíra ao longo dos anos.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

É impossível ouvir este bop e não querer viajar até Unova de novo!

Ah! E se isto não fosse suficiente, é também na 5ª geração que Go Ichinose compõe, provavelmente, o melhor tema de combate de líder de ginásio, ali taco a taco com o de Sinnoh. Só ganha porque a variação, pegando no tema principal de Pokémon, é coisa para ainda me arrepiar, mesmo estando a jogar provavelmente a 20ª vez seguida…

… 21ª vez seguida, se contarmos a run que terei de fazer agora que fui ouvir a banda-sonora de novo.

O Future Behind em "Dark Mode"