Trust GXT 391 Thian

Headset Trust GXT 391 Thian – Análise

Já fizemos análise a vários equipamentos da Trust, nomeadamente headsets, mas o GXT 391 Thian é o primeiro headset wireless da marca e algo que o consumidor já pedia há algum tempo.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram 

Sempre preferi equipamentos que não tivessem qualquer tipo de cabos associados para haver uma maior liberdade de movimentos. Este modelo obviamente também traz um cabo para que seja ligado caso a bateria acabe, mas já lá vamos.

.

Enquanto alguns headsets necessitam de emparelhamento, o GXT 391 usa o seu próprio acessório, um dongle, para introduzir no equipamento e está tudo pronto. É só carregar o headset com o cabo USB-C, por o dongle no equipamento desejado e está ligado. Em jeito de teste, afastei-me da fonte de emissão e tem um alcance de aproximadamente dez metros, bom para quem gostar de andar por casa e ouvir o seu conteúdo à vontade.

Sólido e bem construído

O GXT 391 Thian tem uma construção sólida sem ser pesado. O arco de borracha assenta bem na cabeça e é bastante confortável, aliás, até os auscultadores assentam bem e não cansam. Quem gosta de ouvir música enquanto faz tarefas de casa, por exemplo, não são estes auscultadores que o irão cansar. Bem ajustados ficam “colados” à cabeça e não oscilam muito.

A qualidade de som é bastante boa para a gama que representa. Não tem um bass muito forte como outros equipamentos, mas tem um bom alcance entre as notas mais baixas e mais altas. Reproduz bem, ao ouvir música, aqueles sons e instrumentos mais “escondidos” que nota qualidade no auscultador bem como a nitidez do som em várias frequências.

Com poucos gimmicks e poucas funções (por vezes menos é melhor), o controlo de volume, botão mute e power são no auscultador esquerdo, simples e prático de aceder.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram 

Prático e simples é também o microfone. Não é o melhor do mercado, mas temos de olhar para as várias gamas deste tipo de produtos e entender o contexto. Não vai ser o vosso micro escolhido para gravar vídeos de grande qualidade, mas para estar a jogar com os amigos, estar na conversa, fazer uma reunião, serve bastante bem o propósito. Eu tenho andado a jogar Fortnite todas as noites e este microfone funciona bastante bem nas conversas em grupo.

Relativamente à bateria, a Trust promete 13 horas de bateria e, feitas as contas por alto, cumpre o objetivo proposto. O outro lado da moeda é que demora bastante tempo a carregar até ao seu total, cerca de 5 horas. É algo que temos de ter em conta quando temos uma reunião agendada ou uma sessão de jogos programada com amigos. Claro que podemos ligar por cabo, mas o ideal, como headset wireless é usar sem fios, e demora muito tempo a carregar.

O reverso da medalha

Mas nem tudo é bom. O cabo de carregamento é extremamente curto e se quisermos ligar a uma tomada com um carregador USB (não incluído) o equipamento não fica a uma altura desejável se o quisermos usar se for preciso. E se as tomadas forem baixas, o headset fica praticamente ao nível do chão… ou mesmo no chão.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram 

Como falei, o GXT 391 Thian é um equipamento wireless, de gama mais baixa, mas poderiam haver mais qualidades no que concerne à personalização do áudio. Mesmo ligado a um PC, não há um painel de controlo, mesmo que dê para usar o bass boost do Windows 10, não conseguimos personalizar as definições do nosso headset. Até para saber quanto nos falta de bateria temos de adivinhar porque não dá para consultar em lado nenhum.

patreon

Considerações finais

Se conseguirem viver sem estas características irão perceber que o desempenho geral do Trust GXT 391 Thian é muito boa para o preço e gama que representa. Podem usar na PlayStation ou PC e através do dongle, a ligação é rápida e sem grandes problemas.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram 

Sólido e construído com materiais recicláveis, é confortável e bem ajustado ao nosso dia a dia. É uma boa solução wireless para as vossas sessões online.

rating recomendado

+ Bem construído e confortável
+ Bom preço qualidade
+ Fácil ligação

– Cabo de carregamento curto
– Não dá para personalizar o som

N.R.: A análise aos Trust GXT 391 Thian foi realizada com acesso a uma unidade cedida pela Trust Portugal

O Future Behind em "Dark Mode"