ss 4254d28466b217a4ff32700c6ddcdc5ba0635586.1920x1080

Análise Fold – Um jogo Português que consegue levar-nos ao limite

Fold é um jogo de puzzles da equipa lusa Once a Bird que traz um conceito original dentro dos mais variados conceitos de jogos de puzzle que temos encontrado por esses dispositivos fora.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O conceito de tão simples que é poderá frustrar ou viciar o jogador em tentar mais uma vez… e outra vez mais. Ao longo de 5 mundos tentaremos resolver puzzles que vão alterando a sua lógica introduzindo novas mecânicas para nos dar cabo da cabeça.

Começamos com blocos de várias cores e o objetivo é que reste apenas um bloco dessas mesmas cores, sendo que para isso teremos de expandir, girar e juntar esses blocos até cumprir o objetivo. Chegar ao objetivo nem sempre será fácil, nao só pelas várias mecânicas que temos disponíveis para fazer com que reste apenas um bloco de cada cor mas também tendo em conta a dificuldade de alguns dos niveis.

Toda a apresentação é minimalista o que resulta muito bem. No início de cada nível, ficamos logo a pensar em como o iremos atacar, temos que escolher bem como comecar ou o mais certo é ficarmos presos. A verdade é que existe uma grande variedade de estratégias que podemos ter durante cada um dos niveis.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Como começar um nível é sempre a opção mais complicada de tomar, até entender bem a estratégia ou a lógica que temos de tomar para cumprir o objetivo. Começar da maneira certa é meio caminho andado para completar o puzzle, isto porque encadeia uma série de blocos ou puxá-los de uma maneira que pode ajudar a juntar os blocos dispersos e assim conjugá-los. Depois disso, essas mecânicas são entendidas de maneira quase natural e entendemos melhor a lógica para terminar os puzzles. As setas brancas indicam onde podemos tocar para escolher o sentido para onde queremos que os blocos/paralelos se movam.

O conceito é um pouco difícil de explicar, mas ao começar a jogar, percebe-se muitíssimo bem.

Em termos de efeitos sonoros, não podemos esperar muito até porque não é de todo o foco do jogo, mas cumprem o objetivo minimalista ao que se junta a música que acompanha os níveis. São composições tranquilas e que não cansam ao estarmos sempre a repetir aqueles níveis que não conseguimos acabar.

E é aqui que acho que Fold poderia ter um sistema de ajuda.

Siga o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Muitas vezes ficamos bloqueados num nível e que a frustração poderá levar-nos a um rage quit apenas por não ter um sistema de dicas que nos permita continuar a usufruir do jogo. Poderia ser algo semelhante a outros sistemas de jogos mobile (sim porque Fold também está disponivel para dispositivos moveis) que sem microtransações, poderia ter uma economia interna para que pudéssemos “gastar” em dicas. Algo como no jogo Professor Layton, que temos moedas e os vários graus de dicas, custaria cada vez mais, ou seja, gastaríamos mais conforme a nossa consulta ao sistema de dicas. Poderia até ser uma economia de pontuação, e que nos iria retirando pontuação ao longo da nossa consulta de dicas para o puzzle…. fica a dica 😉

Sem este tipo de sistema, é por vezes complicado continuar a tentar “à toa”, pensando que nunca iremos passar aquele desafio.

Considerações finais

Fold é um jogo de puzzles minimalista que em nossa opinião o favorece. Tem um aspeto muito limpo e não tenta ser algo que não é, o que poderia retirar a atenção dos desafios. Não é pretensioso e sabe bem o jogo que quer ser. Desafiante, entra naquela categoria de jogo para “passar tempo” em que o mesmo passa rapidamente e quando damos por nós já passou uma ou duas horas. Apenas achamos que o sistema de ajuda/dicas é algo que realmente faz falta e que nos dias de hoje não se justifica não existir numa categoria de jogo como é Fold.

Podem encontrar Fold na loja Steam e relembramos que o jogo está também disponível para dispositivos iOS.

 

N.R.: A análise a Fold foi realizada num Lenovo Legion Y720 com chave de acesso gentilmente cedida pela Once a Bird.

 

Fold
Reader Rating0 Votes
0
Simples mas desafiante
Aspeto minimalista fica-lhe bem
Preço adequado ao jogo
Sistema de dicas inexistente
7.5
EM 10
O Future Behind em "Dark Mode"