Minecraft Casas 3D
Crédito: MODA

Do Minecraft às Casas 3D: Já Desenhou a Sua Casa?

Verdadeiras obras de arte, algumas das quais faraónicas. Assim se poderiam definir inúmeras construções no famoso jogo Minecraft. Entre os milhares de milhões de blocos alocados ao longo da história deste improvável sucesso, reside um sonho que está cada vez mais perto da realidade.

Falamos, pois, das casas impressas a 3D. Esta metodologia de construção já vai tomando forma (literalmente), ao criar estruturas habitáveis num curtíssimo espaço de tempo e por uma fração do custo de uma casa tradicional.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Antes de deitarmos os tijolos por terra, existem ainda alguns sérios entraves a esta abordagem que a podem comprometer a médio prazo, se não por completo.

Onde Tudo Começou

Lembra-se de criar uma casa à sua imagem no jogo The Sims? À semelhança do Minecraft, os jogos que permitem criar uma versão da realidade à nossa medida abundam e sempre se pautaram por considerável sucesso.

O mesmo poderia ser o caso no que toca às casas impressas em 3D. Se já teve o prazer de ver uma pequena impressora 3D a funcionar, imagine a mesma abordagem, mas com uma máquina de dimensões bem mais generosas.

blocks impressao 3d maker faire lisboa 1

Vantagens e Desvantagens das Casas 3D

As vantagens são desde logo óbvias: paredes erguidas em dias e não em meses, materiais de construção sustentáveis e muito mais baratos, muito pouco desperdício e pouca mão de obra. Se tudo isto parece tão perfeito, então porque não avança o mundo para a produção em série desta tecnologia?

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Pois bem, estamos ainda numa fase de (lenta) transição no que se refere a esta opção. As impressoras 3D com dimensões suficientes para criar uma estrutura habitável são muito poucas e com preços impraticáveis para a esmagadora maioria das empresas sequer as considerar.

A tudo isto juntam-se as limitações da tecnologia, que não permitem exatamente a construção de qualquer género de estrutura ou sequer de estruturas que sejam mais que térreas (ainda que tal esteja prestes a mudar).

Por fim, a mão de obra altamente qualificada para operar esta tecnologia não abunda nem tampouco a torna mais acessível do que uma equipa de construção.

O Futuro é Tridimensional?

Apesar da tecnologia ser promissora e encontrar alguns entraves atualmente, tal não significa que não venha a ser uma das principais alternativas na eterna busca de construção sustentável e acessível.

Num mundo cada vez mais consciente dos limites que enfrentamos, a opção por alternativas cada vez mais amigas do ambiente torna-se essencial. Se veremos uma enorme impressora 3D a fabricar uma casa num bairro perto de nós tão cedo, é mais improvável.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Se o futuro da construção passa pelas impressoras 3D ou por algo que derive deste conceito, é certo que será a tecnologia a dar a resposta no devido momento.

Esta é uma área que aparenta estar à beira de uma transição interessante, ora por necessidade do tempo em que vivemos, ora pelas opções que vão surgindo. Resta saber quando chegará o momento de comprarmos uma casa construída com uma metodologia completamente distinta da atual.

06 10 17 10 58 46 PM

N.R.: O artigo “Do Minecraft às Casas 3D: Já Desenhou a Sua Casa?” trata-se de um artigo patrocinado.

O Future Behind em "Dark Mode"