gtx 980 redex

GXT 980 Redex – Trust aposta novamente no wireless

No mundo do gaming, principalmente para quem elege o PC como a sua plataforma de eleição, os ratos sem fios sempre se viram um pouco postos de lado, sobretudo pelos inerentes problemas de latência e falta de precisão que muitas vezes apresentavam. Os anos passaram, e, apesar de essa memória ainda estar fresca na cabeça de muitos jogadores, múltiplas opções foram sendo introduzidas no mercado, como muitos outros produtos no universo tecnológico, com melhorias e adaptações que pudessem dar resposta às necessidades dos utilizadores.

Foi exactamente isso que a Trust Gaming fez com o seu novo GTX 980 Redex, o novo rato wireless da marca, que promete ser tudo aquilo que os gamers procuram e mais um par de botas; tudo isto por €39,99. Mas será que cumpre?

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Tudo à distância de um dedo

Sem ter que recorrer a nenhum tipo de software dedicado, o GTX 980 Redex permite-nos, através de um botão localizado abaixo da roda, seleccionar o número de DPI que pretendemos (cujo valor pode ascender até aos 10.000) e podem-se observar também dois botões laterais, úteis para navegarem no vosso browser ou para atribuirem a ações específicas in-game. De ressalvar que o GTX 980 Redex, como tantos outros já existentes, não quebrou o ciclo e apresenta-se apenas numa opção para jogadores tendencialmente dextros.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

gtx 980 redex

O GTX 980 Redex vem com um cabo USB-C para carregamento da bateria ou, se pretenderem, ligar o equipamento diretamente ao vosso computador. O adaptador Bluetooth – que podem armazenar dentro do próprio rato, caso não o estejam a usar – permite que mantenham uma ligação sem fios. Porém, não posso comentar acerca da sua efetividade e, assim, comprovar que as promessas da Trust são verdadeiras, uma vez que, no meu caso, o adaptador não estava funcional, apesar de estar novo em folha.

gtx 980 redex

Utilizei-o apenas enquanto estava ligado diretamente à minha máquina e, ainda que a sua performance não tenha ficado áquem das expectativas, também não se sobrepôs a tantos outros ratos com fio. Ainda assim, o seu pequeno tamanho facilmente vos irá permitir ligar o adaptador com relativa facilidade a qualquer entrada (preferencialmente, não uma 3.0, uma vez que é compatível com 2.0).

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Cores para todos os gostos

As luzes LED, que iluminam a base e o logótipo da Trust, no topo do rato, podem ser controladas através de um slider situado na base. Ainda que não esteja coberto de RGB, a opção deverá, certamente, permitir conserver a bateria do GTX 980 Redex de forma mais eficaz, ainda que isso possa significar que estejamos a comprometer uma parte da identidade do periférico. Existe um segundo slider, também no mesmo local, que nos permite seleccionar entre três opções de DPI pré-definidas; opção que parece ser um pouco redundante, considerando que já existe um botão dedicado a essa tarefa.

gtx 980 redex

A Trust também disponibiliza, no seu site oficial, um driver software que permite vários tipos de alterações à distância de um clique. Desde a atribuição de funções aos botões secundários, ao controlo direto sobre as tonalidades que pretendemos que as LED tomem, o fator de customização que é permitido faz com que o download valha a pena. Infelizmente, está apenas disponível para Windows.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

Ainda que a sua característica identificativa não tenha sido parte da experiência que tive com o GTX 980 Redex, não posso dizer que tenha ficado desiludida com o aparelho. Afinal de contas, um rato que promete ser inovador dentro da oferta atual de ratos sem fio, é suposto usar… bem, sem fio.

Considerações finais

Porém, o GTX 980 Redex é um rato confortável de usar, manifestando-se apenas o incómodo natural depois de algumas horas de utilização, que assumo que seja, maioritariamente, por não ter um design particularmente ergonómico. O sensor também é bastante eficaz, o que faz com que também se torne agradavalmente preciso, o que é uma funcionalidade sempre apreciada no que toca a ratos de gaming.

Segue o Future Behind: Facebook | Twitter | Instagram

O GTX 980 Redex parece, tendo tudo em consideração, uma escolha bastante sólida para quem esteja à procura de um rato dedicado a gaming; principalmente, para quem procura um aparelho que tenha a possibilidade de funcionar com e sem fios, ainda que, por aqui pelos nossos lados, a questão da latência ainda se encontre no segredo dos deuses.


+ Confortável
+ Boa relação qualidade/preço


– Vários botões dedicados à mesma funcionalidade
– Nunca pudemos testar a ligação Bluetooth do aparelho
N.R.: A análise ao GTX 980 Redex foi realizada com acesso a uma unidade do produto, cedida pela TRUST Portugal.
patreon
O Future Behind em "Dark Mode"